quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma verdadeira aposta catalã


Esta semana ficou marcada por uma primeira contratação de relevo no panorama do futebol mundial. A contratação de David Villa ao Valencia por 40 milhões representa uma forte aposta da equipa catalã no ataque a um preço justíssimo na minha opinião.

As características de Villa sempre maravilharam os amantes do futebol e pois claro também os seus treinadores. Combinando a sua capacidade enorme de finalização com uma muito boa velocidade e de uma técnica excelente, Villa é um poderoso avançado moderno de grande polivalência na frente de ataque dada a sua mobilidade.

No entanto, nesta contratação existe um ponto importante de destaque. A contratação de um avançado móvel e de maior sentido colectivo que é David Villa, deslumbra talvez uma qualquer insatisfação do Barcelona naquilo que Ibrahimovic não conseguiu preencher no ataque catalão. Ibra é um poderoso jogador de técnica arrasadora, isso já toda a gente sabe, no entanto em Ibra denota-se um certo tipo de egoísmo no seu estilo de jogo que a meu ver não se compatibiliza suficientemente bem com os valores tácticos e colectivos que o Barcelona costuma apresentar no seu estilo de jogo.

Tenho a convicção que o Barcelona de uma certa forma arrependeu-se do negócio feito com o Inter que implicou a perda de Eto’o. Apesar de Ibrahimovic até ter feito uma época aceitável na Liga Espanhola, o seu sub-rendimento que se viu nalguns jogos importantes, como contra o Inter na Champions, veio confirmar de uma certa forma que Ibra não é propriamente o jogador-tipo do Barcelona como Eto’o conseguiu ser. Já Villa dá-me o feeling que será outra história.

1 comentário:

  1. Vai acebtar como uma luva no Barça, excelente contratação...

    cumprimentos,
    http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

    ResponderEliminar