sexta-feira, 1 de março de 2013

Vacina contra o Tiki Taka cada vez mais perto?


Muitos dizem que o apogeu de sucesso de uma equipa de futebol é a criação de uma identidade própria que marque uma geração futebolística. É criar uma escola e uma marca que irão ficar marcados e imortalizados na história de futebol. Da mesma forma que ficou na história o Catenaccio do Inter e o Futebol Total do Ajax, acreditamos agora que irá ficar na história o Tiki Taka do Barcelona.

No entanto, sabemos que tudo na vida nasce, vive e morre. Principalmente nos dias de hoje, tudo se transforma tão rápido e os processos de mudança são tão velozes que as mesmas ideias não sobrevivem muito tempo se não se readaptarem rapidamente.

Não pretendo dizer com isto que o Tiki Taka está já numa fase descendente e que já não funciona tão bem. Apesar de nos últimos jogos o Barcelona ter mostrado algumas hesitações e fragilidades, a verdade é que lidera o campeonato espanhol por uma larga vantagem e na Champions ainda terá uma importante palavra a dizer.

Porém, estou de alguma forma convicto que será cada vez mais difícil o Barcelona obter resultados tão evidentes como na era Guardiola se de alguma forma não evoluir o seu estilo de jogo e se não começar a pensar em estratégias alternativas. A verdade é que se notam já muitas equipas que começam de alguma forma a mostrarem-se cada vez mais imunizadas e preparadas para o estilo de jogo culé. Os complexos mecanismos de sucesso e as dinâmicas da máquina blaugrana já estão cada vez mais dissecados e estudados ao pormenor. Os últimos jogos contra o Ac Milan e o Real Madrid foram exemplos evidentes.

Muitos adversários do Barcelona, principalmente as equipas com maior qualidade de plantel e de contra ataque venenoso, começam a evidenciar sistemas de jogo já especificamente concebidos para travar o Tiki Taka e com bons resultados. E perante estas estratégias de adaptação do adversário, a falta de um plano B, de um estilo de jogo alternativo, torna o Barcelona perigosamente previsível em certos momentos decisivos.

Independentemente do futuro do Tiki Taka uma coisa é certa, todos nós nos iremos lembrar sempre do Barcelona da era Guardiola e acredito firmemente que muitas das ideias do Tiki Taka irão ter sempre um lugar especial no ADN de futuras escolas futebolísticas.

3 comentários:

  1. Caro Webmaster,

    Consideramos o seu site muito interessante e gostaríamos de propor uma parceria de troca de links.

    Antecipadamente gratos pela sua resposta,

    Atentamente,

    MeusResultados.com
    support@meusresultados.com

    ResponderEliminar
  2. boa noite,

    gostaria de entrar em contacto com a administração deste blogue. Têm algum e-mail que possam disponibilizar?

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Carlos,
      Pode entrar em contacto para andretres@gmail.com ou ricardofc06@hotmail.com

      Eliminar