quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quando os factos contrariam as evidências

Olhamos para este novo FCPorto e todos pensamos o mesmo – o que lhe aconteceu de tão grave para tal instabilidade na qualidade futebolística? Afinal de contas, apenas Falcao e AVB abandonaram o clube.

A insegurança é notória em cada passe; as desmarcações não acontecem; a defesa parece insegura e o ataque ineficaz; o meio-campo nem ataca nem defende. Esta é a ideia que transparece a quem vê o clube jogar.

O treinador procura constantemente diferentes combinações para combater a baixa forma com que alguns jogadores se apresentam e isso acaba por retirar fluidez no jogo portista.

Tudo isto é verdade e disso creio que poucos terão dúvidas. Vamos agora aos factos. O FCPorto está em primeiro lugar com melhor ataque e segunda melhor defesa do campeonato. Apresenta, aliás, o maior número de golos marcados dos últimos 60 anos do clube nas primeiras 8 jornadas. Na Liga dos Campeões, pese embora os recentes desaires, mantém-se na luta para o apuramento. Na Taça de Portugal cumpriu a sua obrigação.

Este é o verdadeiro caso que demonstra que nem sempre os números estão certos. Importa contextualizá-los.

Todo este alarido se deve a dois motivos – por um lado, a estranheza que causa o facto de o clube não estar a aliar os resultados com boas exibições; por outro, os seus rivais estão fortes e a jogar bom futebol, aguçando o apetite voraz e sedento dos media na mudança da história recente do futebol português.

Terá esta equipa – técnica e de jogadores – capacidade para inverter a situação?

Sem comentários:

Enviar um comentário