domingo, 23 de setembro de 2012

Sá Pinto e o SCP – e agora?




Ninguém duvida do sportinguismo de Sá Pinto. Ninguém põe em causa que sofre imenso pelo Sporting. Também penso que ninguém equaciona que faz o melhor que está ao seu alcance para que o Sporting encontre o sucesso. Contudo, tudo isto que foi dito a respeito de Sá Pinto, pode também ser dito a respeito do famoso roupeiro Paulinho.

Com esta comparação quero dizer que ser Sportinguista e sofrer pelo clube às vezes pode não chegar.

Todos se lembram de Toni e Chalana no Benfica. Ninguém duvidava do seu benfiquismo. Mas no que se refere às competências para estarem à frente da equipa, aí a história já era outra.
Contudo, no caso do SCP parece-me que, apesar de o treinador não ser o único culpado, tem uma grande dose de culpa no que se está a passar.

É visível o mal-estar na relação entre jogadores e treinador, são públicos os relatos de palestras e sessões de vídeo intermináveis e o modelo táctico assim como a escolha de jogadores não impressionam.

Acresce a tudo isto o facto de Sá Pinto ter “abdicado” Onyewu, Polga, Matias e João Pereira.
Contudo, posto isto, restam três questões:

1)    Há uma solução melhor que Sá Pinto para o lugar de treinador de SCP?
2)   Mesmo que haja, alguém se quer sentar no banco de um clube que está na falência e que não tem a mínima hipótese de ombrear sequer com os rivais internos?
3)  Godinho Lopes teve mais do que tempo para conhecer Sá Pinto. Renovou-lhe o contrato. Com que argumentos agora o vai despedir?

Parece-me unânime que a saída de Sá Pinto representa o descalabro do SCP. Eleições antecipadas serão o único caminho, sendo que não se vislumbram candidatos. Um clube que ficará ainda mais à deriva, sem rumo, com dificuldades financeiras incríveis e quase não passíveis de serem solucionadas e que ainda não se mentalizou que precisa de passar alguns anos sem querer ombrear com os clubes de topo.

Convém ter a noção que querer ser grande sem condições para tal, só tornará o SCP pequeno ainda mais depressa.

Sem comentários:

Enviar um comentário