segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O poder é quem mais ordena!

Estivesse Zeca Afonso ainda entre nós e estaria certamente envergonhado com a reviravolta que as suas palavras de ordem tomaram. Nos dias de hoje, o povo já nada ordena e o poder manda cada vez mais. Aos restantes, sobra a opção de obedecer como se nada fosse. Afinal de contas, a liberdade de expressão tem-se retraído em demasia e as revoltas populares já lá vão. Infelizmente, dirá a maioria.
Pese embora estas palavras pudessem ser destinadas exclusivamente a questões extra futebolísticas, o presente texto serve para relembrar que o poder (instâncias com capacidade de decisão) no futebol português segue o mesmo rumo do país. Decisões pouco claras e toldadas por interesses obscuros.
O recente castigo decretado a Jorge Jesus é um dos maiores absurdos de que me recordo de tão engendrado que foi. Esperar meio ano para atribuir um castigo que vai impedir o treinador de Benfica de orientar a sua equipa em zero (!!) jogos é realmente uma punição assinalável. Não fosse este facto já de si verdadeiramente deplorável, uns dias depois aparece o agora presidente do Conselho de Disciplina da FPF a realçar que afinal era Jorge Jesus quem tinha razão em protestar, contribuindo para o esclarecimento da sua posição clubística.
Adicionalmente, temos o distinto tratamento dado aos casos Hulk/Sapunaru e Luisão. Vamos a factos: Hulk e Sapunaru foram acusados de agressão a seguranças através de câmaras internas, enquanto Luisão está a ser acusado de agressão a um árbitro através do recurso a imagens televisivas. Resultado: Hulk e Sapunaru ficaram suspensos preventivamente durante 4 e 6 meses respetivamente, Luisão está a jogar até saber a sua “pena”. Ora tudo isto é muito estranho e em nada contribui a tão apregoada justiça desportiva.
A verdade é que este CD não augura nada de positivo para uma época que se avizinha bastante renhida.
Ahh, para terminar mais um conselho ao Conselho de Disciplina da FPF. Quando algum clube tiver de perder pontos por atos provados ilícitos, que isso não aconteça quando o campeonato já está ganho… Aí já não serve de punição nenhuma!

Sem comentários:

Enviar um comentário