quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O autêntico navegador!


Esta podia ser a história épica de um homem que, contra tudo o que é expectável pela restante sociedade, acaba por vencer. Mas, na verdade não é. Ou, pelo menos, acho que não será.
Falo, obviamente, do caro Engº Godinho Lopes. Se é verdade que o Sporting já nos tem habituado a um conjunto de presidentes um tanto ou quanto particulares, a verdade é que o atual presidente continua-nos a surpreender diariamente. Ao contrário da gestão “presidencialista” que tanto apregoa, Godinho Lopes tem sido um verdadeiro navegador.
De fato, mais do que seguir um caminho estruturado por ele definido, parece assumir decisões que se suportam única e exclusivamente numa navegação à vista. Procura manter o barco ao sabor do vento e das marés, ao invés de o tentar segurar com toda a força com decisões fortes e incisivas. Se o Sporting começa a ter maus resultados, despede-se o treinador. Continua-se nos maus resultados, despede-se mais um. Não estão contentes? Ora inventa-se uma função no futebol em Portugal e contrata-se um manager!
Longe de mim pensar que a contratação de Jesualdo Ferreira se trata de uma má escolha – bem pelo contrário! Agora ser “treinador dos treinadores”? Das duas uma, ou quer fazer de todos nós parvo ao pensar que não está na cara que no final da época – se não antes – será Jesualdo o treinador -, ou esta é a prova viva que o “burro não sou eu”.
Expressões como “(Jesualdo) não vem única e exclusivamente para treinar…” atestam quem estará enganado.
Na verdade, os nossos antepassados mostram que caraterísticas como coragem, determinação e ousadia faziam parte do ADN dos navegadores. Mas reparem, insegurança e estupidez não estavam nesta lista…

PS: Ah, e a analogia com Inglaterra é de todo errada. Ora digam-me lá um manager de um clube inglês que tenha uma carreira de tantos anos como treinador e não esteja como treinador principal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário