segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Os Irregulares






Quais as caraterísticas que são mais determinantes no futebol moderno hoje em dia? Há algumas que são óbvias, tais como a excelente técnica e a capacidade para realizar uma qualidade de jogo fora do comum. No entanto, na minha opinião, existem outras qualidades tão ou mais importantes: consistência e regularidade.

Como treinador, que jogador preferiam ter na vossa equipa? Um avançado de técnica razoável, humilde e trabalhador, que consegue de forma regular marcar um golo em cada jogo, ou um jogador de personalidade vincada e com um certo misticismo à sua volta, de uma técnica realmente fora do comum, mas que só marca golos de dois em dois ou três em três jogos?

Existem jogadores que conseguem misturar as duas facetas de regularidade e qualidade, e temos como exemplo máximo Messi e Ronaldo que nos presenteiam com grandes níveis de eficácia em praticamente todos os jogos, já por isso são considerados os melhores do mundo. No entanto, existem certos jogadores, de técnica fenomenal e de grande mediatismo e popularidade, que não apresentam essa mesma regularidade. Falarei de alguns exemplos.

Pouca gente duvida que o ainda jovem Balotelli tem uma técnica fora do comum, e quando alguém duvida surgem momentos em que ele faz questão de tirar logo essas dúvidas. No entanto, qual é a importância dos feitos futebolísticos que Balotelli tem conseguido nestes últimos tempos? Pois, praticamente nenhuma. Estou em crer que poucos treinadores gostariam neste momento de ter este rebelde e conflituoso jogador na sua equipa, que marca mais golos para o seu mediatismo fora do relvado do que dentro dele. É um típico jogador de momento, que maravilha e desilude ao ritmo da sua disposição emocional, ainda muito dominada por caraterísticas adolescentes (aos 22 anos).

Outro exemplo, de maior impacto, foca-se em torno de um jogador que conquistou uma imagem de marca quase mística em torno da sua figura. Falo de Zlatan Ibrahimovic. Este jogador é talvez o símbolo máximo, neste momento, daquilo que podemos chamar de anti-heroi do futebol moderno.

Em torno de Ibrahimovic, centra-se uma aura de poderoso guerreiro solitário, muitas vezes incompreendido e com uma personalidade forte mas que reside num limbo em que o egoísmo e a confiança se confundem. Estas caraterísticas tendem a fidelizar e a apaixonar seguidores. No entanto, apesar dos seus momentos incrivelmente geniais e espetaculares, poderemos dizer que é um jogador de exibições consistentes e regulares? Tenho as minhas dúvidas. Talvez, indiretamente por causa desse fator, este jogador apresenta zero taças europeias (Liga dos Campeões ou Liga Europa) no palmarés da sua já madura carreira. Ou terá sido apenas azar? Lanço o debate.

Para finalizar, e já que falamos em Ibrahimovic, deixo-vos com este documentário muito interessante, disponível no Youtube, que acompanha a fase inicial da carreira deste mágico jogador antes de ingressar no Ajax e tornar-se mundialmente famoso:



Sem comentários:

Enviar um comentário