quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Algumas considerações





O clássico entre Porto e Benfica foi certamente emocionante. Na primeira parte, mostrou todas as caraterísticas que um jogo como este deveria ter: espetáculo, emoção, qualidade tática e individual e golos. Porém, na segunda parte a emoção resfriou e tudo de alguma forma voltou um pouco ao que infelizmente costuma ser: muitas paragens, quezílias e mais timidez nos momentos ofensivos.

O jogo também ficou marcado por alguns erros de arbitragem e critérios incompreensíveis adotados pelo árbitro, erros esses que foram bem destacados e que criaram fúria em Vítor Pereira e Pinto da Costa. Por entre as declarações proferidas, lançaram também algumas suspeitas quanto à possível manipulação na escolha dos árbitros por parte da Liga. Comportamento muito semelhante ao dos dirigentes benfiquistas nas declarações pós-jogo de anos anteriores. Neste aspeto só se poderá concluir que tanto os dirigentes do Benfica como os do Porto são exatamente iguais relativamente ao tratamento que dão a questões de arbitragem e lançamento de suspeições relativas a eventuais ações de corrupção. Ou seja, neste aspeto não há nobres nem vilões, são todos iguais.

A perspetiva que lanço aqui é muito clara. Quando o resultado de um jogo é totalmente justo e reflete apropriadamente a qualidade de jogo apresentada pelas duas equipas (e realmente assim foi na minha opinião), deveria ser totalmente imoral lançar suspeitas relativas a corrupção sobre arbitragem pelo bem do futebol e pelo bem da integridade e coerência das personalidades que o integram.

Mudando um pouco de foco, este fim de semana assistimos a um Sporting diferente com uma dinâmica que não se via há imenso tempo. Será muito cedo afirmar que são efeitos de Jesualdo, se bem que poderão ser indícios de mudança. No entanto, apesar de ter assumido a equipa de uma forma um pouco fora do ideal, Jesualdo poderá incorporar uma parcela importante daquilo que o Sporting precisa: alguém com grande bagagem em conhecimento e experiência, capacidade de liderança forte e uma reputação que lhe confere respeito. Restará saber se a estabilidade da direção leonina acompanhará adequadamente este processo de reabilitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário