A relação entre os clubes e os adeptos
nem sempre é fácil de perceber.
Qual a vantagem de efetuar treinos à
porta fechada? Qual a vantagem de não falar à imprensa? Qual a vantagem de não
fazerem a antevisão dos jogos, no sentido de desprestigiar determinada
competição, quando depois o mesmo clube apresenta o melhor 11 em campo?
Vem isto a propósito do excelente
exemplo do FCP que abriu a porta do treino, como vem sendo hábito, no 1ª dia do
ano. Resultado? 13 mil pessoas nas bancadas!
Como vantagens, vejo a enorme
“publicidade” ao clube, o aproximar do clube aos adeptos e associados, a
oportunidade de divulgação de imagem e venda de produtos do clube.
Desvantagens? Vejo muito poucas ou quase nenhumas!
Não consigo perceber todas as atitudes
que os clubes têm, cuja consequência final é um afastamento claro para com os
adeptos.
Não falar a um órgão de comunicação
social, decretar blackout, fechar as
portas dos treinos, ler entrevistas do João Moutinho no jornal “O Jogo” ou
ouvi-las no Porto Canal é a mesma coisa que ler entrevistas do Luís Filipe
Vieira em “A Bola” ou na Benfica TV.
Importa lembrar aos clubes um facto
muito importante: eles só existem enquanto existirem adeptos e associados!
Assim, deixo a pergunta: porquê a
vontade em não estar perto do público que os alimenta?
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