sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ser grande e jogar como pequeno

Muito se falou do estilo de jogo apresentado pelo Benfica no passado fim-de-semana. Forçado ou não pelo adversário, a verdade é que os encarnados evidenciaram sinais claros de debilidades ofensivas, versando as suas ações apenas sob o aspeto defensivo.
Tendo claro este ponto, não partilho da maioria das críticas apresentadas a JJ relativamente a este último jogo. Ao longo de seis anos no Benfica, o treinador já demonstrou ter um ego maior do que a realidade do clube o obriga, jogando não raras vezes sem equilíbrio tático e sem se moldar ao adversário, trazendo-lhe os dissabores já conhecidos.
Esta época, pela primeira vez, está a saber reconhecer as fragilidades e adaptar a sua estratégia em função do adversário e isso tem-lhe trazido resultados satisfatórios. Em primeiro lugar, admite que se jogar como o costuma fazer em 90% dos jogos irá perder o encontro. Em segundo lugar, tem consciência que as armas que tem não são suficientes para jogar bonito e ganhar jogos.
Assim, do meu ponto de vista, JJ deverá ser mais criticado nos jogos nos quais não tem a humildade suficiente para reconhecer inferioridade, do que nos jogos desta época contra Porto e Sporting que soube reconhecer potencial ao adversário e jogar grande como equipa pequena. 
Esqueceu-se foi de abrir os olhos mais cedo...nos jogos da Champions.

Sem comentários:

Enviar um comentário