terça-feira, 27 de abril de 2010

Melhor jogador do mundo: quais os critérios?

Quando falamos no melhor jogador do mundo, normalmente, vem-nos à memória um avançado ou no limite um médio ofensivo. Porquê? Porque faz assistências e/ou golos, porque desempenha um papel fundamental no seu clube e ganhou um troféu com a sua selecção. De uma forma linear parecem ser estes os critérios usados para eleger o melhor jogador do mundo.

Penso que é consensual que é muito difícil definir objectivamente critérios para eleger o melhor jogador do Mundo mas, não seria mais justo eleger o melhor do mundo por posição?
Como podemos comparar um avançado a um g.redes? Como podemos afirmar que o avançado desempenhou um papel mais importante que um defesa? Como afirmamos que a época de sucesso de um avançado não esteve directa ou indirectamente ligada à época que o g.redes e o médio defensivo da sua equipa realizaram?

Penso que eleger o melhor jogador do mundo é uma tremenda injustiça, pois acho que cada jogador deveria ser avaliado e comparado aos colegas de posição, não devendo os jogadores serem tratados todos como “farinha do mesmo saco”.

Vem isto a propósito de um jogador que já há muito enche as medidas do campo e que será eterno não só para os Tiffosi mas também para todos os amantes do futebol, contudo, nunca esteve sequer nomeado para o prémio de melhor jogador do Mundo: Javier Zanetti.
A grande pergunta é: porquê? Quais os critérios para a sua não inclusão? Falo deste jogador como poderia falar de Maldini, Xavi, Van der Sar, Evra, Maicon, Buffon, Rio Ferdinand, Vidic, entre outros.

De relembrar ainda que da única vez que a FIFA tentou contrariar esta monopolização de jogadores de ataque, efectuou uma nomeação para melhor jogador do mundo que foi pelo menos discutível quanto à sua justiça: Fabio Cannavaro.

Assim, penso que seria mais justo e motivador para os jogadores efectuar uma votação por posições, caso contrário, nunca seremos capazes de poder comparar de forma justa e rigorosa jogadores de diferentes posições.


6 comentários:

  1. concordo plenamente..

    se mesmo entre ronaldo e messi, que jogam +/- na mesma posiçao, acho que já é dificil comparar tendo em conta que sao dois jogadores completamente distintos entao entre posiçoes diferentes é muito injusto.

    ResponderEliminar
  2. Caro Três, não estou de acordo contigo. Ao contrário de ti penso que se deve nomear o melhor jogador de entre todos e não por posição, aliás, nos prémios da Champions, acontecem ambos os casos, ou sejam, nomeiam-se os melhores por posição e depois de todos, o melhor em termos gerais. Penso que no futebol como em qualquer área há o melhor, numa empresa por ex. temos vários departamentos, mas um dos trabalhadores há-de ser o melhor.

    Concordo contigo num ponto, é injusto, é pois, mas qualquer que seja o premiado há-de sê-lo sempre, mesmo que a nomeação seja por posição.
    E isto não se põe em termos de posição, mas óbvio que um avançado tem mais potencialidades de ser premiado pois brilha mais e joga numa posição mais visível, mas também, são eles que têm melhor capacidade técnica, e que no fundo, são os artistas de um desporto que se quer ver como um espectáculo, são os melhores executantes enquanto artistas desse mesmo desporto.

    Por outro lado um jogador como Raúl, que já venceu senão estou em erro 2 Champions, que sempre foi um extraordinário jogador nunca foi premiado, nomeado acho que sim, mas nunca foi o melhor do Mundo. O caso que referes do Zannetti é óbvio, mas também nunca o seu clube fez uma campanha na Europa como a deste ano e pela selecção também pouco brilhou, no entanto este ano tem a hipótese de vencer a champions e tem um mundial pela frente onde pode contrariar esta situação, contudo, caso Inter e Argentina vençam, aparecem outros como por ex Cambiasso, e...Messi. Se Messi mesmo sem o Barça ganhar a Champions provavelmente vai repetir o prémio, se a Argentina vencer o Mundial, então deixam de haver dúvidas.

    Percebo o comentário e a ideia do mesmo, mas na minha opinião deve ser de facto realçado aquele que de entre todos, de todos os clubes países e posições seja o melhor, maioritariamente na opinião dos especialistas convidados a votar, o melhor.

    ResponderEliminar
  3. Há jogadores muitos bons e há outros ainda melhores.
    No mundial o Cristiano Ronaldo, há muitas pessoas dizem que ele é o melhor do mundo, mas no mundial ele nao mostrou nada parecia um JOGADOR DE RUA na minha opiniao o Cristiano Ronaldo foi pior jogador no mundial de Portugal o Fabio Contrão por exemlpo é muito novo mas neste mundial mostrou as suas qualidades tal como o Eduardo.
    Não confio no Carlos Queiroz na convocatoria que ele fez na minha opiniao ele tem muitos jogadores bons mas ele mete os piores tipo "Daniel Fernandes" se ele ohar tinha no Benfica o Quim e no Sporting o Rui Patricio.
    O Messi no mundial quase nao houve

    ResponderEliminar
  4. um trofeu por posiçao e mais justo

    ResponderEliminar
  5. cristiano ronaldo e o melhor jogador do mundo para mim
    na seleçao nao joga assim tao bem como no clube,mas pode nao jogar bem por causa de uma coisa:as outras equipas sabem que ele e um predador e se o deixarem livre sabem que perdem ou muito dificilmente ganham por isso e que estao sempre 3 ou 2 jogadores em cima dele
    ele naon faz nada mas desiquilibra se tiverem 3 em cima dele so sobram 7 para marcar 10 mas a nossa seleçao nao sabe aproveitar isso.
    para mim o melhor do mundo ronaldo,nao o messi porque o ronaldo faz quase tudo no real madrid e o messi ja tem medios que lhe façam tudo iniesta e xavi e e so "empurrar a bola para dentro da baliza.
    para mim o jogador mais completo e cristiano ronaldo

    ResponderEliminar
  6. concordo com vc,a bola de ouro deveria ser votada pelo publico e eles decidir qual é o melhor do mundo não eles ir e ver seria mas justo o publico decidir bem eu penso assim.

    ResponderEliminar