sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nova época novelística


Acabou o Campeonato Nacional e vem aí o fim da Taça de Portugal. Não fosse o Mundial estar aí à porta e já se sentiria o cheiro a férias no mundo do futebol. É chegada aquela altura em que os vencedores dizem que foram claramente os melhores enquanto rezam para que os seus melhores jogadores se mantenham no plantel e os vencidos arranjam pretextos (sejam eles válidos ou não) para justificar uma pior prestação esta época. Estes dizem que para o ano é que é, que de certeza que vem aí “sangue novo” para fazer o regresso aos tempos de glória.

Pessoalmente esta altura fascina-me, pois gosto de uma amena cavaqueira acerca de novas e possíveis contratações. Quando era mais novo, a primeira coisa que lia nos jornais de fim de época/ início da seguinte eram as tabelas que traziam as saídas e entradas de jogadores. Tentava perceber quais as ideias dos treinadores para a época seguinte, tentava arranjar justificações para saídas aparentemente injustificáveis. Tentava prever a época seguinte e arranjar maneira de demostrar que o meu clube ia ser claramente dominador.

O futebol é uma paixão que não pára e que leva a uma constante discussão. Toda a gente defende que as contratações do seu clube são as melhores, defende que se a época passada foi boa, a próxima será certamente melhor. Toda a gente gosta de se vangloriar perante os seus amigos e conhecidos ao mesmo tempo que exibe uma contratação de um jogador de classe internacional do seu clube. Tenta deitar abaixo qualquer grande contratação do adversário mas, secretamente, gostava de muitas vezes contar com o jogador em questão. Toda a gente gosta de pensar que vai partir na linha da frente para a próxima época.

Como em tudo, não tenho muita paciência para o exagero. Mas admito que até certo ponto gosto destas “novelas”. Apesar de ofuscada pela Mundial, esta temporada está aí a começar. Esperemos para ver como tudo se repete.

Sem comentários:

Enviar um comentário