quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Algumas considerações



Amanhã é dia de grande clássico. O Dragão receberá a equipa encarnada que está determinada a não voltar a cair na humilhação que sofreu ano passado.

Por um lado temos um Porto que continua à imagem de ano passado, apesar de no último jogo contra o Feirense ter tido uma exibição muito fraca a que não estávamos habituados à algum tempo. Uma diferença importante deste Porto que inicia a época 2011/2012 está sem dúvida no ataque: Cléber é um jogador com algumas boas qualidades mas não é nem de longe nem de perto um substituto à altura de Falcao, Djalma ainda não me convenceu, Varela e Cristian Rodríguez estão longe da sua melhor forma.

Por outro lado temos um Benfica que mantém um treinador e supostamente a sua filosofia de jogo, e que ainda não tendo conseguido voltar ao estilo de jogo sufocante e electrizante de há dois anos atrás, estou convicto que está um Benfica mais forte que ano passado. Perdeu Coentrão é verdade, mas também conseguiu manter certos jogadores chave como Aimar, Saviola, Cardozo e Javi Garcia, tendo adicionalmente conseguido ir buscar ao mercado jogadores muito capazes de colmatar fragilidades de ano passado tais como Witsel, Nolito, Garay e Artur. Vai ser certamente um duelo a não perder amanhã.

Por terras espanholas, uma coisa me tem surpreendido. O Real Madrid nos últimos jogos tem mostrado uma enorme desorientação e falta de atitude. É um aspecto surpreendente uma vez que estamos a falar de uma equipa que supostamente já teve tempo suficiente para estar à "imagem de Mourinho". A equipa mantém todos os seus jogadores importantes com o acréscimo agora de Coentrão e apesar de algumas lesões fez uma pré-época aparentemente tranquila. Não se percebe o porquê das facilidades que concede ao adversário, na sua falta de qualidade no pressing, na falta de ideias na elaboração dos ataques com tantos jogadores rápidos e criativos e essencialmente o porquê de tanto nervosismo e raiva patente nas suas atitudes. Mourinho terá que controlar a situação.

Um último tópico que gostaria de realçar é Radamel Falcao. Este avançado poderosíssimo há muito tempo que mostra ser um jogador de topo mundial cuja classe está a anos luz da qualidade com que se joga no campeonato português. A Europa está aos poucos a descobrir um novo prodígio e uma nova estrela. Para já vai deliciando os adeptos colchoneros com os seus seis golos para todos os gostos em apenas três jogos. Rapidamente o Atlético de Madrid irá perder as saudades de Kun Aguero e Forlán.

Sem comentários:

Enviar um comentário