segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A polivalência no futebol



Os conceitos tácticos no futebol não são estáticos, evoluem. Ao longo do tempo, a forma como o futebol é posto em prática vai sendo modelada e aperfeiçoada. As tácticas usadas, as formações utilizadas, o posicionamento dos jogadores, a marcação do adversário, as transições, etc, tudo é dinâmico e vai-se modificando ao longo das gerações.

Penso que estamos a entrar numa geração em que o futebol já não é construído e jogado com base em posições fixas. Um jogador já não pode esperar jogar só numa posição com uma função específica. A verdade é que hoje em dia a polivalência dos jogadores é uma das características mais apreciadas pelos melhores técnicos do mundo.

Como exemplo, podemos analisar mais de perto as funções dos avançados nas equipas de topo. O avançado moderno já não é o típico jogador fixo de área que delimita o seu posicionamento na área adversária e proximidades. Agora o verdadeiro avançado é o que recua para auxiliar na defesa, ajuda no pressing, vem buscar a bola, assume muitas vezes papel de distribuidor e, inclusivamente, troca de posições e funções com os seus colegas até mesmo a meio de um jogo.

Tanto o Messi como Cristiano Ronaldo são jogadores extremamente completos e polivalentes. Apesar de não serem pontas de lança de raíz, não são raras as vezes em que são chamados a desempenhar essa função e com toda a eficiência.

Na final do mundial de clubes, o Muricy Ramalho achou surpreendente a forma como o Barcelona apresentou o seu jogo sem avançados puros, alegando que jogou num “3-7-0”, referindo também com alguma ironia e crítica ao futebol brasileiro que se alguém implementasse essa estratégia no Brasil seria um autêntico “absurdo” e “caso de polícia”. A verdade é que o Barcelona é o perfeito exemplo da dinâmica de posições do futebol moderno, em que toda a estrutura e filosofia de jogo não perde qualquer tipo de rendimento até mesmo quando se ataca só com médios.

Um desejo a todos os nossos leitores de uma entrada perfeita neste novo ano que se está prestes a iniciar, com muita alegria e bom futebol claro está.

Sem comentários:

Enviar um comentário