segunda-feira, 2 de abril de 2012

Obsessão pelos golos



Hoje em dia no futebol, a análise do valor criado por um jogador ofensivo mede-se quase obsessivamente apenas por uma estatística: número de golos marcados. A rivalidade mediática entre Messi e Cristiano Ronaldo é um exemplo típico dessa realidade.

Todos os fins de semana, os jornais e comentadores dão sempre um particular destaque à contagem dos golos marcados por CR e Messi como se fosse um indicador completamente determinante para medir a real contribuição do jogador para a equipa, e como se fosse um sinal que indique que um jogador é melhor que o outro.

A contribuição de um jogador para o sucesso da equipa vai muito mais para além do golo. Claro que na função de ponta de lança, a capacidade de finalização entra mais em enfoque na avaliação da sua prestação, no entanto, nunca poderá ser dado um quase exclusivo destaque a esta estatística.

Um avançado, hoje em dia, assume funções cada vez mais polivalentes, surgindo assim novas variáveis a que se devem dar atenção. Um avançado é geralmente o primeiro elemento responsável pelo pressing ao portador da bola da equipa adversária (nº. roubos de bola). O avançado quando assume funções de extremo, passa a ter como função assistir com qualidade os seus colegas, ou então muitas vezes recua para apoiar o meio campo e assume-se como organizador de jogo (nº de assistências / percentagem de passes bem sucedidos).

Teremos também que ter em atenção que, muitas vezes, a verdadeira autoria do golo surge da fantástica assistência efetuada, ficando, o finalizador, com a tarefa mais fácil que será só encostar.

Assim, penso, que de uma certa forma, teremos que dar mais importância à faceta de jogador coletivo e de equipa em detrimento do jogador goleador.

Quantas vezes CR e Messi não faturaram, mas mantiveram excelentes índices de trabalho, de esforço e contribuição para a equipa? Claro que com o passar do tempo, o golo marca as estatísticas de um jogador com uma força especialmente intemporal, mas o futebol é muito mais que isso.             

Sem comentários:

Enviar um comentário