terça-feira, 1 de maio de 2012

Obrigado Pep!


Começo este texto por este vídeo. Se já viu reveja, se não viu peço que ganhe 1:34 a vê-lo.
Todos nós sabemos e sentimos o poder agregador que Mourinho tem nos cidadãos portugueses (desde que deixou o nosso país). Se assina pelo Chelsea todos sintonizamos a antena no futebol inglês; se se transfere para o Inter, passámos a observar com detalhe um campeonato desinteressante e assinando pelo Real Madrid somos madrilistas desde nascença.
Todas estas constatações não podem toldar o reconhecimento da excelência do que Guardiola nos proporcionou - a todos, sem excepção (!) - nos últimos quatro anos. Um futebol verdadeiramente maravilhoso, atraente, sedutor, capaz de acreditar que os níveis de qualidade de uma equipa de futebol podem, efectivamente, chegar à excelência! Para além de conjugar um ataque demolidor, construiu todo um processo defensivo que lhe permite potenciar o seu jogo marcadamente ofensivo.
Guardiola foi ainda capaz de contrariar vários mitos futebolísticos: afinal de contas, parece ser possível jogar sem ponta-de-lança e jogar com três defesas passou a ser exequível em alta competição. Para além destes factos, importa sublinhar a valorização dada aos jogadores da cantera, jogando habitualmente com 9/10 jogadores da formação. Agora tudo isto é óbvio? Recuemos 4/5 anos e pensemos que, nessa altura, Guardiola teve coragem de “dispensar” Ronaldinho, Deco e Etoo.
O facto de ainda ter muito que mostrar em outros campeonatos não deverá minorar o trabalho de valor realizado. Embora agora todos digamos que neste Barcelona qualquer um era campeão, não nos devemos esquecer quem o construiu assim.
Por tudo isto, considero que todos nós devemos a Pep Guardiola um Obrigado imenso. Afinal de contas, daqui a uns anos poderemos contar que vimos uma equipa perfeita a jogar e saberemos explicar o que é o eterno tiki-taka catalão!
Gràcies Pep!

Sem comentários:

Enviar um comentário