quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

E agora?


Se é verdade que, por si só, o plantel do FCPorto se assume (propositadamente) como curto, também não será menos verdade a reflexão que Vítor Pereira estará agora a fazer sobre esta sua opção.
No passado fim-de-semana ganhou a maior das dores de cabeça que teve ao longo da presente época. O jogador que provoca mais desequilíbrios posicionais lesionou-se, ficando a equipa privada do talento e imaginação que, por sinal, são itens que não abundam na equipa. E agora, como resolver este problema? Não havendo Atsu, Iturbe e James sobra apenas Varela para a posição de extremo. Desconto aqui o efeito Izmaylov por ninguém saber muito bem o que esperar da sua condição física.
Olhando para a decisão do técnico no jogo contra o Nacional, bem como as opções que foi tomando ao longo da época, parece óbvia a escolha por Defour. Para além de ser um jogador com ritmo, garante consistência num setor onde o Benfica é extremamente forte.
No entanto, arrisco-me a dizer que esta não será a escolha do treinador portista. Passo a explicar porquê. A razão de fundo prende-se, a meu ver, pela vontade de não querer alterar de forma tão “radical” os processos de jogo já assimilados pela equipa ao longo dos anos. Pese embora Defour possa atuar pelo lado direito do meio-campo/ataque, não garante profundidade ao jogo – muito menos garante transições rápidas que farão parte do estilo de jogo portista no Domingo. Mais ainda, ter Maicon no banco parece-me um erro tendo em conta o seu potencial e o histórico das suas exibições contra os encarnados. Embora possa parecer um fato irrelevante, considero que estas questões são mais do que mera “superstição” na altura de escalar o onze.
Se a isto juntarmos o poder do ataque encarnado e a recente subida de forma de Gaitán, penso que Maicon será o jogador a substituir James. Certamente não sairá Mangala da equipa e, muito menos Otamendi. Por isso, a minha aposta vai para a presença de Maicon no lado direito da defesa portista, com Danilo a fazer de médio-ala direito.
Por incrível que possa parecer no papel, parece-me que esta seria uma decisão menos defensiva do que a opção por Defour em detrimento de James.
A ver vamos o que o grande clássico de Domingo nos reserva!
Abraço.

1 comentário:

  1. Penso que será isso, mas com Mangala na lateral e Maicon no eixo da defesa. E não sei se quem subirá será Danilo ou Alecsandro (que na selecção brasileira por vezes joga como médio-ala). Qualquer das soluções me parece plausível mas admito perfeitamente que as alterações se produzam à direita, quer sem alterações estruturais, quer (hipótese mais remota) com um meio-campo disposto em losango e com Varela mais próximo de Jackson.

    ResponderEliminar