quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Afinal quem te desvaloriza?




As recentes declarações de Jorge Jesus sobre a participação leonina na Taça da Liga reacenderam as conversas de café e reavivaram paixões e ódios clubísticos. O jogo entre bracarenses e portistas de ontem levou ao auge tais emoções.

Tudo isto leva-me a escrever umas linhas sobre esta competição e tudo o que tem sido dito/escrito. Eis dois pontos que mais discórdias têm gerado:

O Sporting desvaloriza a Taça da Liga?
A ideia que Bruno de Carvalho tem tentado passar de que o seu clube iria desvalorizar esta competição ainda não me convenceu. Parece-me, antes de mais, uma desculpa prévia para um eventual insucesso das segundas linhas sportinguistas quando confrontadas com as segundas escolhas portistas e benfiquistas.
Afinal de contas, este é o objetivo desta taça e basta observar os onzes iniciais de cada um dos clubes para chegar a uma simples conclusão: todos jogam com um misto entre suplentes e jogadores da equipa B e os do Sporting estão num patamar bem inferior aos dos seus rivais.
Assim sendo, considero que ninguém desvaloriza propriamente esta competição. Apenas a usam para o fim a que se destina: rodar jogadores e limpar cartões!

A Liga tem culpa no cartório?
Claramente, já que esta é uma competição mal pensada e estruturada desde o início.
Por um lado, a existência de grupos pré-definidos com os três grandes a apenas poderem cruzar-se nas meias-finais retira todo o tipo de atrativo até esta fase da competição. Não faz, do meu ponto de vista, qualquer sentido que estes moldes ainda permaneçam nos dias de hoje.
Por outro, a escolha de árbitros praticamente desconhecidos em muitos dos jogos descredibiliza desde logo um torneio que em termos de arbitragem começou logo mal com o célebre Sporting-Benfica. E quem nasce torto…
Por fim, a não existência de um chamariz suficientemente interessante – quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista desportivo -, não desperta nos dirigentes o desejo de a vencer.

E para vocês, quem mais desvaloriza esta competição? A Liga ou os clubes?

Sem comentários:

Enviar um comentário