quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O (estranho) mercado de inverno


O denominado mercado de inverno costuma servir apenas para animar os jornais por mais 1/2 meses, lançando novos nomes para a “salgalhada” com que já nos presenteiam diariamente. Com excepção ao Sporting da era Schmeichel, André Cruz e César Prates e do FCPorto da era Mourinho com a contratação cirúrgica de Carlos Alberto, não me consigo recordar de outros exemplos capazes de me demonstrar que este mercado é profícuo para os clubes (pelo menos para a época em questão). O que nos levou a escrever sobre este tema foi exactamente o cenário de contratações (ou falta delas) com que nos temos deparado neste mês de Dezembro. Vamos por partes!

O Sporting que na era Paulo Bento (sim, foi esta época!!) apregoava estar em contenção extrema de custos e que, por conseguinte, teve um planeamento de época condicionado por esse orçamento, apresenta-se agora em força financeiramente. Será aparente? Graças à pressão dos adeptos e aos resultados confrangedores, o clube que criticava os milhões gastos pelo seu rival da 2ª circular viu-se “obrigado” a seguir a mesma política. “Pela boca morre o peixe” dirão uns. Não é conhecido nenhum proveito extraordinário que o clube tenha tido nestes últimos 2 meses, nem foi subscrito nenhum empréstimo obrigacionista, nem, nem… No entanto, é bom para a competitividade do nosso futebol termos um Sporting forte, capaz de ser consistente e nesse aspecto as contratações já efectuadas poderão ajudar. Mas que é estranho e incoerente lá isso é…

Quanto ao Braga acabou por, neste mercado, perder uma peça fundamental no seu onze base e que, com Alan, formava uma asa direita extremamente forte e rotinada. A venda de João Pereira tornou-se inevitável a partir do momento em que a cláusula de rescisão foi batida e que o jogador demonstrou vontade de partir. Mais um bom negócio: compra barato, vende bem! Miguel Garcia pelos vistos, já está contratado mas parece-me ser um jogador que, apesar de futebolisticamente ser capaz de cumprir adequadamente o papel, já no plano financeiro não será um activo que terá muita rentabilização futura.

“No Porto não há petróleo” – esta foi a citação da semana. Se é verdade que a abundância de dinheiro nos clubes de Lisboa é de estranhar, também não é menos verdade que a quantidade avultada de dinheiro que o FCPorto foi acumulando com sucessivas vendas deveria dar para uns retoques no plantel actual. A meu ver, o FCPorto está a cometer um erro se se verificar a profecia de Pinto da Costa de que não haverá mexidas no plantel em termos de entradas. Penso que um médio capaz de desequilibrar ofensivamente e um avançado móvel, são lugares “à venda” no onze do clube. Se realmente quer ir mais longe na Liga dos Campeões e se quer ombrear com o bom momento de Braga e Benfica, o plantel actual não me parece que dê garantias suficientes.
O Benfica apresenta-se com um plantel forte e extenso, que oferece garantias em quase todos os sectores (excepção feita à posição de defesa esquerdo), jogadores integrados e em bom momento. No entanto, já vai em três contratações nesta reabertura de mercado! Confuso?! Para mim é, sobretudo por dois motivos. O primeiro prende-se desde logo com a origem dos três jogadores: a qualidade está em todo o lado e não importa se são chineses, franceses ou brasileiros, é verdade. Mas para quem dizia querer ter a espinha dorsal da selecção parece-me um mau caminho a seguir. O segundo tem a ver com a necessidade efectiva das contratações efectuadas. Admito que possam ter sido oportunidades de negócio interessantes, mas há que escolher com critério e não comprar “tudo o que aparece”. Há que olhar para dentro da casa, procurar valores internos (Nélson Oliveira?) e passar das palavras aos actos. E já lá vão mais 7,5 milhões gastos…

2 comentários:

  1. Boas

    Realmente o benfica e sporting estão uns mãos largas...

    Quanto ao meu clube, o LIDER S.C.Braga...teve uma perda que era inevitavel(O JP não queria renovar e tinha clausula de rescisão)..quanto ao miguel garcia a ver vamos, mas prefiro o filipe oliveira...agora quando dizem " já no plano financeiro não será um activo que terá muita rentabilização futura." Tenho só a dizer que o miguel garcia custou 50mil euros...portanto barata é a festa ;-) e daqui a 2anos vendemos por 400mil euros ao benfica ou sporting....

    Bom 2010....

    ResponderEliminar
  2. http://apenasesofutebol.blogs.sapo.pt/

    Abraço

    André

    ResponderEliminar