domingo, 27 de dezembro de 2009

Sporting: quantas épocas perdidas?

A grande questão que se coloca a este Sporting é quanto tempo irá demorar a retomar o caminho certo…
Não adianta procurar culpados porque eles são muitos, e de diferentes espécies. Sem entrar em muitos detalhes, é facilmente constatável que o plantel do SCP não possui qualidade suficiente para ombrear com os planteis de FCP, SLB e SCB. Jogadores como Pedro Silva, André Marques, Saleiro, Adrien, entre outros, são jogadores para equipas medianas e não para uma equipa que se diz candidata ao título.
Para além destes jogadores com indiscutível falta de qualidade, o SCP conseguiu provocar o eclipse do instinto matador de Liedson, da garra e da vontade de J.Moutinho, do talento de Izmailov e Vukcevic e da segurança de Polga.

Esta época, apenas estamos a constatar algo que se passava nos últimos anos: o SCP joga um futebol horrível, deprimente, sem ideias, com jogadores claramente desmotivados, algo que já se passava nos últimos anos mas Liedson ia resolvendo.
Agora sem levezinho, vemos que o SCP é uma equipa absolutamente banal…
Para agravar a questão, sofreu uma recente mudança de treinador em que, aparentemente, ninguém ficou a ganhar…
Este poderá ser um momento negro da carreira de um treinador que até aqui tinha estado próximo do brilhantismo com equipas pequenas. Aceitou um projecto mal construído desde início mas, pior do que isso, mostrou que valores, princípios e regras, são coisas que mostra desconhecer ao aceitar ser segunda opção (depois de falhado Villas Boas) e ao aceitar um projecto que sabe tão bem como todos nós que tem muito poucas possibilidades de dar certo.

Por tudo isto, parece-me claro que esta é uma época perdida, pelo que nem Pongolle nem J.Pereira, serão capazes de salvar.
Para bem do futebol português, que precisa do Sporting ao mais alto nível, esperemos seja só esta a época perdida… Porque, pelo andar da carruagem, a situação não se vai endireitar no curto prazo…


Sem comentários:

Enviar um comentário