domingo, 31 de janeiro de 2010

Futebol Total – Harmonia no Futebol


Era 31 de Maio de 1972 quando se virou uma página importante na história do futebol mundial. Em Roterdão jogava-se a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus (agora denominada Liga dos Campeões). De um lado tínhamos o Inter, equipa fortemente influenciada pelo futebol ultra defensivo e pragmático criado pela ideologia tornada famosa por Helenio Herrera, do outro era o Ajax cuja magia de Cruijff representava uma perspectiva completamente oposta do futebol. O Ajax vence de forma convincente por duas bolas a zero, dominando a maior parte do jogo. Deste choque de ideologias mostrou-se ao mundo uma nova forma de ver o futebol - O Futebol Total prevalece sobre o Catenaccio.

Nascido na Holanda pelas mãos de Jack Reynolds, mais tarde fortemente desenvolvida por Rinus Michels, o sucesso da implementação do Futebol Total numa equipa será talvez o expoente máximo de mecanização e trabalho de equipa de uma formação de futebol. O sistema consiste essencialmente na compensação de espaços, em que quando um jogador sai da sua posição que ocupa terá que ser imediatamente substituído por outro, mantendo assim a estrutura e coesão táctica da equipa. Para além disso, não existem propriamente funções de jogo exclusivamente atribuídas a cada jogador, ou seja, basicamente qualquer jogador poderá assumir a função de central, médio ou avançado. O futebol vai-se construindo a partir de princípios de manutenção de posse de bola, através de uma mobilidade total dos jogadores que previnem a sua previsibilidade e destroem a organização defensiva da equipa adversária. Assim, toda a habilidade futebolística, inteligência táctica e capacidade de adaptação do jogador são postos à prova.

No Futebol Total, todo o futebol é visto como trabalho de grupo e não individual, e toda a estrutura assenta em valores fundamentais tais como a entreajuda e a confiança que cada jogador deposita no colega, sendo desta forma extremamente importante a presença de um bom ambiente de balneário e um bom líder para unir a equipa.

Alguns exemplos desta ideologia postas em prática pela famosa Laranja Mecânica podem ser vistas no youtube:








Actualmente, o Futebol Total já não é usado de forma tão pura como foi usada pela escola holandesa nos anos 70, havendo já uma mistura de elementos desta técnica com outro tipo de princípios essencialmente virados para uma preocupação de cariz mais defensivo. No entanto as influências deixadas por esta corrente futebolística no estilo de jogo de equipas como Barcelona, Manchester United e Arsenal por exemplo, são notórias.




Sem comentários:

Enviar um comentário