segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Il Speciale ou The Special One ??


Na linha do último post, venho aqui levantar aos leitores uma outra questão: Terá Mourinho em Itália o esplendor de outros tempos?

Comecemos por analisar os factos. Falando a um nível mais pessoal, Itália é o país da "bella vita", é um país com glamour, charme, pessoas que gostam de vestir bem. Ou seja, um país fascinante para quem gosta de aproveitar a vida e uma vida de luxo. Tendo como vizinhos no Lago Como, exemplos como George Clooney, Mourinho, juntamente com a família, estará certamente a levar uma vida de sonho.

A um nível futebolístico, Itália sempre foi o maior desafio para um treinador. Itália é o país da táctica, o país onde se desenvolveu essa táctica matreira denominada Catenaccio. É o país do futebol calculista, dos 4-5-1 defensivos. Apesar disso, é o país campeão do mundo com jogadores a actuar quase todos no campeonato interno. Ou seja, todo a favor de mais uma etapa para Mourinho fazer aquilo que mais gosta: mostrar que é o melhor.

Mourinho chegou, viu e venceu. Pensando bem devo acrescentar as palavras "a nível interno". Mourinho ganhou o campeonato Italiano, mas na Champions teve das suas piores prestações.

É aqui que surge a minha questão... Terá Mourinho o esplendor de outros tempos? A suas últimas atitudes têm respondido a minha pergunta. Mourinho sente falta de Inglaterra. A impressa Italiana é agressiva mas a Mourinho não lhe dá tanto gozo confronta-la como à imprensa inglesa. Mourinho também não tem um plantel como os das equipas inglesas e o dinheiro para contratações também não abunda. Ele próprio sabe que Inglaterra é o seu habitat natural...

Não está aqui em causa a capacidade de Mourinho como treinador e de se relacionar com os seus jogadores, que toda a gente sabe que é única no mundo. Trata-se da maneira como Mourinho vive o futebol.
Mourinho vai regressar a Inglaterra. Só falta saber se com escala em Espanha, pois é sabido que Mourinho quer ser rei nos três maiores campeonatos europeus...

Sem comentários:

Enviar um comentário