sábado, 3 de abril de 2010

Ode a Carvalhal


Ponto prévio: hoje era para continuar a minha série de posts acerca dos problemas da selecção de todos nós. No entanto, após ver o jogo do Sporting, em que ganhou 5-0 sem sombra para dúvidas, e as declarações dos seus jogadores e principalmente de Carlos Carvalhal, decidi logo que o meu post deveria ser sobre o despedimento de Carlos Carvalhal. Não podia ser de outra forma.

Sinceramente, creio que o Sporting teve a solução para os seus problemas futebolísticos à sua frente e desperdiçou-a. Mais uma vez, creio que conseguiu dar um tiro no próprio pé.

Para começar, nem os próprios dirigentes acreditavam que Carvalhal fosse treinador para o Sporting, nunca tendo mostrado um verdadeiro apoio ao seu treinador. Reflexo disso foi o timing do seu despedimento e a maneira como foi feito, que creio ter sido de uma falta de lealdade para com quem representa a instituição enorme.

Falando do aspecto desportivo, Carvalhal pegou numa equipa totalmente desfeita e po-la a jogar futebol. Teve 7 jogos sem vencer? Teve. Perdeu 5-2 com o Porto? Perdeu. Teve alguns jogos menos conseguidos? Teve. Mas a equipa a espaços (cada vez mais frequentes) ia mostrando que se estava a reconstruir e que tinha vontade de novamente jogar à bola e ganhar jogos. Porto, Atlético de Madrid, Rio Ave. São exemplos do que o Sporting sabe fazer e poderia ter feito.

Para mim o Sporting era uma equipa em reconstrução que mostrava já bons indicadores. Estava a crescer, crescimento que poderia ir até ao início da próxima época. Mas os seus dirigentes resolveram (re)(re)(re)recomeçar tudo de novo. Os próprios jogadores, como Djaló afirmou, queriam que Carvalhal ficasse.

Como pessoa, Carvalhal revelou-se do melhor que treina em Portugal. Sempre profissional, sempre cordial. Não guarda rancor e tudo fará para que o Sporting ganhe todos os jogos até final. Tem noção do bom trabalho que faz, mas não se vangloria nem cobra isso a ninguém. Ganha por 5-0 e afirma que não é a resposta ao despedimento, é apenas fruto do trabalho. Diz que vai ser campeão brevemente e de preferência em Portugal, olha para a frente e não para trás.

Esta é a minha homenagem a um treinador a que todos, eu incluído, achamos que não tinha estaleca para o Sporting, mas que em pouco tempo mudou a minha opinião.

Boa sorte Carvalhal...

4 comentários:

  1. Futebolstorming,

    Esta foi uma boa reflexão sobre um Senhor chamado Carlos Carvalhal. Já há muito me apercebi que ele nem parece do mundo de futebol. Sujeitou-se a tudo quando veio para o Sporting - até à maneira bem vexatória como foi recebido por JEB em contraste com a despedida que fez ao seu antecessor que deixou os jogadores na m****.
    Espero que este não seja mais um tiro no pé dado por JEB que eu não apoiei e que muitos que o fizeram já devem ter torcido a orelha mas... não deita sangue.
    Por mim também lhe agradeço o que fez pelo clube apesar de já ir tarde para fazer muito mais.
    Aguardemos...

    ResponderEliminar
  2. Creio que José Eduardo Bettencour tem muitas culpas no cartório pois, como já foi referido no post e no comentário anterior, nunca deu um verdadeiro apoio a Carvalhal, mostrando desde início que nem ele acreditava no relançar da equipa com este técnico...

    ResponderEliminar
  3. O FutebolStorming já se encontra nos meus links.

    Saudações
    Fábio Silva, http://mosaico-futebolistico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. O que ficará na memória de muitos Sportinguistas, será o profissionalismo, a dedicação e o compromisso para com o clube que Carvalhal demonstrou ao longo dos últimos meses.
    No final deste vínculo, só nos restará agradecer a dedicação de Carvalhal e desejar-lhe os maiores sucessos para o futuro.

    http://sportingsomosnos.blogspot.com/

    ResponderEliminar