quarta-feira, 31 de março de 2010

Post do Leitor - As leis do Jogo

Muitas e muitas vezes os treinadores queixam-se que a equipa adversária perde tempo, faz anti-jogo e mete autocarros em frente à sua baliza. A maioria das vezes estas palavras vêm da boca dos treinadores das melhores equipas, sobretudo quando perdem contra equipas de menor valor. Podemos dizer que cada um luta com as suas armas e é verdade, mas na minha opinião há que lutar contra este tipo de tácticas e pensar em formas de as evitar. Obviamente não me refiro a formas de as penalizar, mas em formas de as contornar.

Tenho uma teoria, que poderia resolver, penso eu, pelo menos a questão da "queima de tempo" muito utilizado pelas equipas, que muito nos irritam quando é contra a nossa equipa. Creio que acabaria com lesões simuladas, com substituições a passo, com os guarda-redes a demoraram "meia hora" a reporem a bola em jogo, e com substituições ao 3º minuto de compensação.

Qual é esta teoria?? Ora,normalmente, e falando de cor, os jogos de futebol terão cerca de 30-35 minutos de tempo útil, entre 90 minutos mais descontos de tempo pré-definido. Acho pouco, muito pouco. Gostámos de ver futebol, então porque não pegarmos no exemplo de outras modalidades como Futsal, Basquetebol, Hóquei, etc, em que o cronómetro pára e se joga todo o tempo definido com utilidade?? Propunha um jogo de futebol por exemplo com 60 minutos, 30 minutos cada parte, mas todo este tempo útil, ou seja quando a bola sai, ou o jogo corrido pára, o cronómetro também pára, e só volta a contar quando o jogo retomar. Sei que a FIFA neste tipo de questões é muito conservadora, mas penso que esta, ou outra teoria do género (não teria de ser necessariamente igual à que referi) seria muito benéfica para o futebol, e para o espectáculo dentro da modalidade, iria melhorar os jogos, o número de golos e acabar com as perdas de tempo inúteis e irritantes no jogo.

O que proponho é que os leitores dêem a sua opinião, lancem novas teorias para melhorar o jogo e o seu espectáculo, como por exemplo, limitar o nº de faltas por equipa e por jogador, como existe na NBA (competição que admiro muito também) em que sempre que se violasse o limite haveria um livre directo sem barreira por exemplo. Novas regras deste género, podendo até aperfeiçoar as que lancei.

É necessário melhorar e aumentar o espectáculo e os espectadores, e por isso como amante da modalidade estou sempre a pensar em formas de a melhorar.

Luís Miguel Duarte (Miguel Joane)


Em resposta à iniciativa que lançamos anteriormente aos nossos leitores, publicamos agora um texto que o nosso leitor Luís Miguel Duarte (Miguel Joane) nos enviou. Desde já o nosso obrigado pela sua contribuição.

Fica o repto lançado para que mais de vocês possam contribuir com a vossa opinião. O texto será, com toda a certeza, publicado.

2 comentários:

  1. Bem, é complicado haver mudanças nas leis já definidas do futebol, mas essa ideia do tempo de jogo pré-definido ser completamente útil é porreira, acho interessante. Quanto aquela ideia da limitação de faltas, ajudava mas seria difícil de alterar ou impor, e sobretudo difícil de assimilar, iria ser difícil de um momento pro outro impor essa regra, pois ia mexer com fundamentos do jogo, tácticas, etc.

    Ideias? Não me ocorre nenhuma lol, mas prometo pensar.

    ResponderEliminar
  2. olha ja adicionei o teu blog na minha lista.sará que podes fazer o mesmo.

    O meu blg é :http://montradofutebol.blogspot.com

    obrigado e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar