terça-feira, 9 de março de 2010

Portugal visto de França…

Olá grande amigo, tudo bem? Espero que esteja tudo bem contigo...Tal como me pediste, vou-te emitir a minha/nossa opinião acerca da visão do futebol Português aqui em França.

A grande maioria, não acredita que o FCP não vai ser campeão. Não conseguem imaginar o clube que dominou o futebol português nos últimos 15 anos não só a não ser campeão, como também a poder ficar de fora da Liga dos Campeões. Acompanhamos os jogos do FCP e acreditamos que a culpa não poderá ser só apontada ao (benfiquista) Jesualdo Ferreira.

Falando do Benfica, bem, que eles estão com o gás todo, lá isso estão mas, como irá ser com Marselha, FCP, Nacional, Braga, Académica? Irão aguentar esta pedalada até ao fim? Como irão reagir a um eventual deslize? Conseguirão manter-se nos mesmos níveis anímicos? No próximo e-mail que te enviar já vamos ver melhor como se porta este clube que este ano pratica, de longe, o melhor futebol da Liga, apenas uma consequência lógica de terem o melhor plantel do campeonato português (não imaginas o que me custou dizer estas palavras…).

Quanto ao meu Sporting, acordou tarde… Andou muito tempo à deriva numa época desastrosa a todos os níveis, vai-se tentar remediar na Liga Europa mas, pensar que a podemos vencer, é apenas um sonho… É quase como acreditar que o Belenenses não vai descer de divisão. Contudo, e como a esperança é a última a morrer, quero acreditar que ainda vamos chegar ao terceiro lugar. Afinal, agora temos um jogador que até gosta de Poker… E olha que ele não faz bluff :=)

Aproveito para te dizer que aqui em França o Marselha apesar do empate jogou muito bem, tem um ataque muito forte, mas a defesa deles é muito permeável. Quanto ao meu Lyon, bem, o Lisandro é dos jogadores mais completos que já vi actuar nesta liga Francesa. Fala-se cá em França que o Raúl Meireles vem para a próxima época fazer companhia ao Lucho, é verdade?
Apenas uma curiosidade, sabes que aqui em França, ninguém fala do Braga? Eu bem lhes tento dizer que eles estão bem classificados, que podem ser campeões, mas ninguém lhes dá valor… Também é normal, afinal, a imprensa estrangeira não vai dar destaque a um clube pequenino, não achas? É quase como eu falar-te do Valenciennes, conheces? Pronto, é como os Franceses em relação ao Braga.

Um grande abraço, e no final do campeonato fazemos contas!”

Hugo Torres

E-mail recebido de um emigrante Português em França, um grande amigo, e um grande Sportinguista!

Um grande abraço para ti, Hugo!

Sem comentários:

Enviar um comentário