domingo, 14 de março de 2010

A procura de uma seleção na máxima força (Defesa Esquerdo)


Como já disse num dos meus posts antigos, eu gosto de encontrar soluções para os problemas com que me deparo. E quanto mais criativas e inovadoras forem as soluções, mais satisfeito fico. Estando nós já relativamente perto do mundial da África do Sul, gostaria de aqui partilhar aqueles que para mim poderão ser os problemas da selecção de todos nós. Gostaria ainda que o leitor deixasse a sua opinião, para ver se somos capazes de chegar a um consenso.

Comecemos neste post por analisar o lado esquerdo da defesa. Duda tem sido o eleito, mas será ele capaz de fazer o lugar com todo o brilhantismo que nas grandes competições internacionais é exigido aos defesas? Duda é um antigo médio ofensivo, que tal como muito dos defesas laterais actuais foi convertido de uma posição noutra . Isto assegura a vocação ofensiva que creio que um lateral deve ter, mas será que o aspecto defensivo estará também assegurado? Duda, tem cumprido, é um bom jogador, mas será a solução mais consistente?

Passando para outras soluções, Miguel e Paulo Ferreira podem ser adaptados ao lado esquerdo. Ambos já mostraram ser laterais direitos de excelência, mas no lado esquerdo são um pouco intermitentes. Além disso, estão longe dos seus dias de glória em que eram recorrentemente falados por essa Europa fora.

Soluções de origem do lado esquerdo, mas também extremos adaptados a laterais, estão na luta César Peixoto e Fábio Coentrão. César Peixoto já mostrou saber jogar a bola, tendo também a vantagem de jogar em várias posições e Fábio Coentrão já afirmou gostar da posição e já fez jogos de bom nível naquele lugar. Mas como os anteriores, ainda nenhum deles exibe a consistência necessária.

Residirá a solução em alguém não referido aqui? Em tempos pensei que Antunes pudesse resolver este problema, mas agora está longe do potencial que exibiu. Rúben Lima e Fábio Faria, que jogaram na última convocatória dos sub-21 também me parecem não estar ainda a altura de um mundial.

Em que jogadores residirá a solução de Carlos Queirós para um lado esquerdo da selecção forte?

3 comentários:

  1. antes do zé (bosingwa) se lesionar eu achava que jogar com ele e duda obrigava a termos um trinco mt defensivo (tipo pepe) para n ser uma táctica suicida.
    agr, com o zé de fora penso que a alternativa p.ferreira para a direita ganha força porque sendo o duda ofensivo ele já compensa isso, logo podemos ter um trinco mais preocupado em tapar no meio e começar a construir do que compensar as subidas dos laterais.
    por outro lado penso que o coentrao tb seria boa opçao mas tem 2 aspectos k podem jogar contra ele:
    1º- tem características similares às do duda, logo iria funcionar apenas como 2ª opção e não como alternativa em jogos com diferentes características.

    2º- n tem experiência internacional e ainda esta um pouco verde nesta posição.


    Assim, e tendo em conta as alternativas se calhar apostava antes em convocar um miguel veloso para alternativa à esquerda ou então um 3º defesa direito (j. pereira talvez) e utilizar o p.ferreira kd necessario.

    ResponderEliminar
  2. http://rumo-estrelato.blogspot.com/

    Visitem ;)

    ResponderEliminar
  3. Defesa esquerdo? porque não o melhor defesa esquerdo da nossa liga...EVALDO, sim já ta naturalizado...e é de longe melhor que peixotos ou coentrôes...

    ResponderEliminar