quinta-feira, 6 de maio de 2010

Balanço 2009 / 2010

Dizer que este campeonato terá um campeão justo, parece-me mais do que óbvio… Mas, e que balanço fazemos das individualidades que o constituem? Desde jornalistas, a árbitros, adeptos, futebolistas e treinadores… Assim, aqui fica o meu balanço (por tópicos…) da época que está a terminar:

Equipa do ano: Braga
Treinador do ano: Jorge Jesus
Jogador do ano: Falcão
Revelação do ano: Fábio Coentrão
Frase do ano: “Os quatro dedos, eram para sinalizar que a defesa se devia posicionar em linha”, JJ após o 4-1 contra o Nacional de Manuel Machado
Jornalista do ano: Sérgio Pereira e o seu espaço “Box-to-box”, no site maisfutebol
Fiasco do ano: Caicedo
Derrotado do ano: Sporting
Adeptos do ano: “Os guerreiros do Minho”
Desilusão do ano: Belenenses
Árbitro do ano: Pedro Proença

Gostaria de deixar uma palavra ao Olhanense de Jorge Costa que assegurou a manutenção praticando um futebol com alguma qualidade; uma palavra para André Villas Boas que é o típico produto fabricado pela imprensa – afinal, esteve a lutar para não descer de divisão; para o Domingos, menos arrogância, pois depressa se esquece que existiam troféus como Liga Europa, Taça Portugal e Taça da Liga (para os quais não jogou…); para Jorge Jesus, mais humildade e para Jesualdo Ferreira, um adeus que não deixa saudades: aparenta ser um bom profissional, um bom treinador e um bom mestre mas uma pessoa que não deve valer a pena conhecer…

Acabo dizendo que é lamentável o clima de ódio e crispação vivido no futebol e que por vezes se arrasta a outros sectores da sociedade. Enquanto cada um de nós não for capaz de notar mérito no adversário e demérito na sua própria equipa, analisando o futebol, em vez de analisar o clube, nunca seremos capazes de nos poder proclamar apaixonados pelo futebol como os adeptos da terra de sua majestade.

Somos apaixonados pelo clube, mesmo sendo tratados como animais selvagens que precisam de escolta policial para se comportarem decentemente dentro dum recinto desportivo onde qualquer ser racional não ousa levar as crianças: isto não é futebol!

17 comentários:

  1. ta tudo muito bonito, mas esqueceram-se de algumas coisas:

    Personagem do Ano: claro esta o Sr. Ricardo Costa....

    Frase do Ano: Ricardo Costa e Olegário Benquerença marcam mais golos do que o Cardozo e Saviola...

    Acontecimento Lol do Ano: Castigo do Vandinho

    Mistério do Ano: Por onde andam as imagens do tunel da luz do jogo Benfica-Nacional???

    ResponderEliminar
  2. Desilusão do Ano: Belém ? Já devia estar na segunda à algum tempo

    ResponderEliminar
  3. Falta também classificar o roubo do ano :
    Jogo
    S. C. Braga - Vitória de Guimarães

    ResponderEliminar
  4. Equipa do ano: A que for campeã, se for Braga o Braga, se for Benfica, o Benfica.

    Treinador do ano: Domingos Paciência

    Jogador do ano: Falcão (Enorme jogador)

    Revelação do ano: Falcão (repetindo, mas um jogador destes já deveria estar num Real, num Barça ou num Manchester há muito tempo, não sei como o Porto (felizmente) o trouxe, por isso apesar de o considerar o melhor da Liga este ano, considero também a revelação pois é muito melhor do que todos esperávamos)

    Se não for possível repetir, coloco o Fábio Coentrão ou o Varela.

    Frase do ano: "Um vintém é um vintém, um cretino é sempre um cretino" ou "

    Jornalista do ano: Manuel Fernandes Silva (Pontapé de Saída)porque apresenta e modera talvez o único programa futebolístico onde não se fala de arbitragens,mas sim e somente da bola que rola e dos artistas maiores

    Fiasco do ano: Mathias Fernandez

    Derrotado do ano: FC Porto (apesar de ter ganho grandes jogadores para a próxima época, ter feito bons jogos e bons resultados em alguns deles, apesar de provavelmente vir a ganhar a taça, e já ter ganho a Supertaça, para os portistas não ser campeão é sempre muito mau, e eu como portista ser segundo é ser o primeiro dos últimos)

    Adeptos do ano: Sportinguistas (É preciso ter fé e paciência)

    Desilusão do ano: Sporting

    Árbitro do ano: NS/NR

    ResponderEliminar
  5. lilianarfs18@gmail.com07 maio, 2010 21:35

    Concordo com alguns dos eleitos.
    O jogador do ano Faalcao deixa-me algumas duvidas mas...
    Agora adeptos do ano "Gayrreeiros do Minho"?
    Desilusão do ano Belenenses? Já nem é desilusão porque já deviam ter descido há muito não fosse as idas há secretaria. Desculpem meus senhores mas não concordo, quando uma equipa está em alta não faltam adeptos, mas mesmo assim estes senhores deixam a desejar.
    Olhem ha vossa volta e vejam quem está sempre presente nos bons ou nos mãos momentos seja em casa seja fora, são únicos e são os adeptos do Vitória Sport Club.

    ResponderEliminar
  6. Sim os Gueirros do Minho são os melhores adeptos do mundo ;-)...alguns exemplos de deslocações e numero de braguistas no estadio este ano:

    Rio ave vs Braga....3.000
    Vitoria vs Braga....2.500
    Academica vs Braga..2.000
    Porto vs Braga......2.500
    Benfica vs Braga....3.250
    Leiria vs Braga.....7.500
    Naval vs Braga......7.000

    e este fim de semana vamos levar mais de 500 adeptos a madeira...

    Grandes nos? nah somos ENORMES!!!!!

    ResponderEliminar
  7. quando o mesquita saltar da camara de braga, podem crer que ainda vamos assistir a um braga-boavista, na 2 divisão b !!!

    ResponderEliminar
  8. Boas! Só complementar que o jogo não terminou 4-1, foi apenas no momento do 4-1 e terminou 6-1.
    Equipa do ano tem que ser o Benfica, mesmo que não ganhe. O campeonato já deveria estar decidido há imensas jornadas, não fosse a ajuda para o Braga. Não adianta falarem muito e desviarem atenções. Se são ajduados em 10 lances que definem o resultado final, 1/3 do campeonato, se não fazem mais nenhuma prova, não merecem mais nada. Portaram-se como guerreiros em diversas vezes, e mesmo que lá cheguem, o que duvido, não se tornam melhores por isso. Os resultados entre as duas equipas foram adulterados (achei errado o Benfica não comentar arbitragem este ano, mas percebi porquê), e já deveriamos, por diversas vezes, ter festejado o campeonato. Foram bravos, foram guerreiros onde não deviam, foram mentirosos, desviaram atenções, foram uma boa defesa durante bastante tempo, mantêm-se a par do Benfica como tal, mas o ataque faz parte da equipa. Gostava mesmo de ver o Domingos a por o Porto a jogar assim, mas sem ter o trabalho de base de Jesus. Gostava mesmo. O que a Académica fez um ano antes foi uma época tranquila. A Académica não jogava nada parecido com o Braga. O futuro vai dizer se foi mérito próprio ou alheio.
    Pior árbitro do ano, vai apitar amanhã o Benfica, mas há vários, como o Soares Dias, a disputar o título com esse senhor de forma renhida.
    Para mim Falcao é bom jogador, mas não é jogador para Real Madrid, nem nada que se lhe pareça. Há uma característica que os adeptos em geral se parecem esquecer, a altura. Falcao é muito bom para o nosso campeonato, a sério que é, e até pode ser melhor que o Cardozo, mas em situações idênticas, numa liga mais alta, a diferença notar-se-á. Foi uma revelação cá, sem dúvida, mas não o foi mais do que Coentrão a defesa-esquerdo. Como ala era-lhe reconhecido grande futuro, mas como lateral poderá ser um caso grave. Veremos, veremos, pois a altura contra mim fala neste caso.
    Quanto aos adeptos do Braga, bem, onde é que o Braga enche estádios sem bilhetes dados? Por favor. É como alguém aí diz, quando ganham os adeptos aparecem... Aliás, hão-de ser poucos os azuis vestidos com camisolas vermelhas do Braga.
    Mas fica na consciência de cada um!
    Ao blog, continuação de um bom trabalho, eu também tenho tentado estar de volta, a 100% agora, creio, e podem sempre passar no meu cantinho, serão todos e todas as opiniões bem vindos!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Ouvi hoje numa tv, Domingos Paciência afirmar com toda a convicção que o jogo que fica a marcar este campeonato, foi o Vitória de Guimarães- S.C.Braga porque segundo ele, o golo com que foi derrotado nasce de uma falta inexistente.
    Esta afirmação é de uma desonestidade não digo intelectual, porque Paciência só deve ter uma bola nos miolos, mas de uma afirmação de quem não tem um mínimo de vergonha na cara.
    Todo o país viu que o jogo que marcou o campeonato foi o S.C.Braga-V. de Guimarães, o benefício do jogo foi tão descarado ao seu clube, que se o árbitro fosse minimanente honesto, o Benfica já era campeão desde a semana passada. Não sou adepto de nenhum clube dos chamados grandes, apenas gosto de futebol sem mentiras, e o nosso campeonato é sem dúvida nenhuma uma grande mentira, e já nenhum agente desportivo consegue separar a cor clubística, da verdade desportiva , o que é verdadeiramente lamentável.
    Cps
    S. Guimarães

    ResponderEliminar
  10. Bimbosfera nem fizes-te um comentário parcial nem nada...nem se notou que és facciosamente benfiquista, algo que neste tipo de fóruns deveria não entrar. O Braga fez uma excelente época e com trabalho do Domingos não do Jesus, ou Jesus fez bom trabalho no Benfica com base de Quique?? Não te esqueças que Jorge Jesus já desceu equipas e já enterrou equipas no passado. Quanto ao Falcão, nem me atrevo a comentar o que referis-te, quereres sequer comparar a qualidade dele e do Cardozo e o seu eventual sucesso no estrangeiro...futebol é igual em todo lado, a bola é redonda, são 11 contra 11, e aqui em Portugal há defesas altos e fortes, entre os quais Falcão marcou golos e golos. Já agora, parece-me que em Espanha, Inglaterra e Itália um avançado muito parado e pouco trabalhador como Cardozo, e sem a movimentação de uma equipa muito ofensiva como teve este ano e sem todos aqueles penalties não iria longe...mas à semelhança do que referi antes, um bom jogador em Portugal é um bom jogador em qualquer lado, tudo é uma questão de adaptação e oportunidades, e tanto Falcão como Cardozo são bons pontas-de-lança.

    ResponderEliminar
  11. Caro Miguel, facciosismos à parte, então. Quem marcou mais? Cardozo. Quem ganhou o campeonato? Benfica, com golos de Cardozo. Quem vai à Liga dos Campeões este ano? Benfica, e Cardozo, que diz que cá fica. Quantos marcou o Cardozo ao Liverpool? Quantos marcou o Falcao ao Arsenal ou outras equipas inglesas que tenham encontrado este ano?
    Sem facciosismos, lembra-se?

    Abraço

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  12. Respondo-te...Benfica campeão? sim foi, e considerei o Benfica a melhor equipa, se vires meu balanço. Quantos golos marcou Cardozo ao Liverpool?? 2...de penalty...tal como uns 8 ou 9 em Portugal...Não é por aí que vemos quem
    é o melhor...Cardozo marcou mais? Marcou parabéns a ele...mas não é melhor, nem perto fica, é bom, mas não é melhor que Falcão...Mais, se te lembras Falcão teve uma série de golos mal anulados...lembra-se?? Bastava 1, somente 1 para ser o melhor, JUSTAMENTE.

    Veremos quantos marca Cardozo na champions na próxima época, sem serem de penalty.

    Sem parcialismos...

    ResponderEliminar
  13. Olá de novo...
    Bom, são jogadores diferentes. Por mim Falcao era o único que gostava de ter no plantel do Benfica. No entanto também há golos, com a mão, por exemplo, que o Falcao marcou e que estão a contar para essa diferença, e só até no último jogo, contra o Leiria... Penalty? Ele marcou de penalty também, tal como marcou outros ao longo da época, e os que o Cardozo falhou, e os que o Falcao falhou... São diferentes, mas o Cardozo marcou mais.
    São dois bons jogadores.

    Já não discuto mais.

    Abraço

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  14. Nem se discute, opiniões que sejam relativas a gostos pessoais não se discutem, cada um apenas deu a sua opinião, e para isso existem blogues ou fóruns como este, e para isso há adeptos do clube A, B ou C.
    E sim, como referi ambos são bons jogadores, ambos são bons goleadores, Cardozo marcou efectivamente mais, e como disse, dou-lhe os parabéns.
    Aliás, cheguei a dizer a benfiquistas, que a equipa do Benfica deste ano, com o Falcão e o Álvaro Pereira incluídos, seria uma equipa demolidora, ainda mais aliás.

    ResponderEliminar
  15. Olá caro Miguel.
    São mesmo isso, opiniões, e boa sorte para o ano, mas que ganhe de novo o Benfica. Jesus já prometeu voltar à varanda da Câmara novamente, ehehhe!

    Estou a picá-lo agora, abraço,

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  16. Se voltar à varanda e for justo parabéns...como foi justo este e seria também caso fosse o Braga. Da mesma forma que foi justo os 4 campeonatos seguidos que o meu FC Porto ganhou.

    Acima de tudo que não haja polémicas a assombrar o campeonato como houve neste, casos inúteis, e casos que desprestigiam o futebol, alguns injustos, que não alterariam o campeão, mas que colocam dúvida em muita gente, de forma injusta até para o Benfica.

    Eu sou portista, não sou mais que os melhores portistas, mas também não há nenhum mais que eu, mas sei reconhecer, sei ser racional e sei quando os outros foram melhores.

    Resta ao FC Porto aproveitar o que de bom tem no seu plantel, pois tem bons valores (Beto, Helton, Fucile, Álvaro Pereira, Rolando, Bruno Alves, Fernando, Meireles, Micael, Belluschi, Varela, Rodríguez, Mariano, Hulk, Falcão, Farías e até Guarín), fazer crescer outros que lá tem (Nuno A. Coelho, Maicon e Miguel Lopes), recrutar alguns jovens da cantera emprestados (Castro, maior exemplo), deixar sair alguns menos válidos (Valeri, Orlando Sá, Addy, etc) e caso saiaalguem ou não (B. Alves, Meireles e Farías, os mais falados) contratam com critério, pouco, mas bem, não muito, repito, pouco, mas bem.

    Assim, na minha modesta opinião poderemos voltar a ganhar coisas mais importantes que a Taça de Portugal, que para alguns clubes é um êxito, para nós, um prémio de (des)consolação, mas ainda bem que assim é.

    ResponderEliminar
  17. É um erro, na minha opinião, achar que os melhores adeptos do ano são os “Guerreiros do Minho”. A onda de euforia só cresceu mediante os resultados, e não pelo amor verdadeiro ao clube. Os primeiros jogos do campeonato a capacidade do estádio Axa, encontrava-se a 1/3 da sua totalidade. O título de melhores adeptos do ano, não deve ser atribuído a adeptos que só comparecem em massa quando o clube está bem, quando a onda de vitórias cresce, quando os resultados prometem um campeonato inédito. Esses não são com certeza os melhores adeptos. Relembrem-me um outro ano, em que o scbraga levava milhares de adeptos a jogos com equipas como o paços, naval, etc.
    Mais facilmente, e mais justo seria atribuir esse titulo aos adeptos do vitória (que vão sempre ao estádio pela paixão e amor incondicional ao seu vitória), adeptos até do recém derrotado do ano, o fcporto, que nunca deixaram de marcar presença em massa mesmo quando o titulo, a que tanto estão habituados, estava cada vez mais longe. Mas na minha opinião e mais justo será atribuir este prémio aos adeptos do slbenfica. É uma injustiça não apontar a estes esse mérito, uma vez que foram eles o 12º jogador do clube de norte a sul do país e que muitas vezes deram os três pontos ao clube.
    Uma nota final: igualmente injusto, é não reconhecer a uma equipa que quebra a hegemonia justa do fcporto durante 4 anos e se sagra campeã, não lhe seja atribuída a melhor equipa do ano!

    Cumprimentos a estes quatro amigos que estão a fazer um blog sério e de grande qualidade

    ResponderEliminar