sexta-feira, 28 de maio de 2010

Comunicação, um vector essencial


Comunicar produtos e serviços é um dos eixos estratégicos fundamentais para o sucesso de uma empresa. Esta deverá ser uma das apostas de qualquer entidade que procure ser bem sucedida. Sem uma correcta adequação e posicionamento dos produtos/serviços para o mercado, estes não terão o impacto pretendido. Penso que isto é ponto assente entre todos nós.

Tal como no mundo empresarial, também no domínio futebolístico o planeamento e adopção de uma adequada estratégia de comunicação para o exterior é, a meu ver, fundamental para a estabilidade e sucesso de uma equipa. A informação e, concretamente, a forma e o timing com que esta é passada para o exterior, torna-se cada vez mais importante e interessa a um vasto conjunto de grupos: adeptos, comunicação social e os próprios rivais.

Vem este meu post a propósito do “à vontade” mostrado pelo treinador do Benfica ao dar a conhecer publicamente determinadas informações como o interesse na contratação de Huntelaar. Esse tipo de informação deveria ficar dentro do clube e dos responsáveis que se ocupam da pasta das contratações. A menos que a divulgação deste tipo de informações tenha como objectivo desviar atenções de outros assuntos ou ser usada como “contra-informação”, esta deve ser vista como um elemento precioso.

Considero assim que a contratação de um responsável competente que se ocupe da área de comunicação de um clube é fundamental. Delinear o que deve ser passado para fora e o que deve ficar cá dentro e aplicar essa metodologia de forma transversal a todos os elementos integrantes do clube.

Será que devo manter determinadas informações em segredo mas deixar os meus adeptos insatisfeitos por nada ser dito pelo clube? Ou deverei informar adeptos mas prejudicar eventuais interesses do próprio clube com a divulgação de determinadas informações?

Digam de vossa justiça!

2 comentários:

  1. Τhе аρplication οf this cгеam comеѕ with
    no side effects whatsoever.

    Feel free to surf to my homepage; trilastin reviews

    ResponderEliminar
  2. Increasingly pеoρlе tоԁay
    are adopting thiѕ method which they're getting pretty very simple to practice.

    my website :: Flex belt coupon Code

    ResponderEliminar