terça-feira, 18 de maio de 2010

Jesualdo: Obrigado!

Penso que todos os adeptos de futebol devem agradecer a Jesualdo. Goste-se ou não, há algo que é inquestionável: o seu profissionalismo, as suas qualidades e os títulos.

Admiro imenso as pessoas que dizem que o Jesualdo apenas foi campeão porque tinha jogadores bons e perdeu o campeonato por demérito dele. Sejamos coerentes: não vamos pedir a um treinador que todos os anos monte uma equipa nova e que essa equipa seja campeã, ganhe a taça e a supertaça e chegue, pelo menos, aos oitavos da Champions.

Independentemente da cor clubísitica, penso que o Professor trouxe mais rigor, profissionalismo e alguma seriedade ao futebol português.

Escrevo sobre Jesualdo pois penso que o FCP (erradamente) não vai manter o treinador. Mais importante que discutir se Jesualdo tem condições para continuar ou não, importa discutir o futuro: se ele sair, alguém vislumbra alguma alternativa credível?

Para terminar apenas uma reflexão: se fizéssemos um ranking dos melhores treinadores portugueses, Mourinho seria o primeiro, Jorge Jesus talvez o segundo, e numa terceira linha apareceriam nomes como Jesualdo, Manuel José, Fernando Santos… Assim, qual o sentido de dispensar aquele que é dos melhores treinadores portugueses? Ou alguém acredita que um estrangeiro chegue cá e vença imediatamente? Eu tenho dúvidas…

Por tudo o que fez pelo futebol português, por ter contribuído para sermos melhores e por ter levado o nome do FCP e consequentemente o nome de Portugal bem longe, termino este texto como comecei: Obrigado Jesualdo!

PS: a última conferência de imprensa do Professor revela alguma desorientação e desnorte, naturais de quem vê a saída do FCP cada vez mais próxima, sem sentir qualquer apoio da administração do clube. Contudo, mesmo assim, deveria ter sabido manter a postura e não agir da forma como o fez. Ficou-lhe mal e, muitos guardarão aquela imagem como a verdadeira face do Professor, o que sabemos que não corresponde à verdade.

2 comentários:

  1. Concordo com quase tudo, sobretudo que Jesualdo merece ficar, não é o melhor do Mundo, mas neste momento é o melhor para o Porto, e da mesma forma que a época passada conseguiu montar o equipa quase nova, depois de muitas e importantes saídas (Quaresma, Bosingwa e sobretudo Assunção), que começou mal mas estabilizou e bem, este ano voltou a perder jogadores importantes, mais, importantíssimos, aliás, os 2 melhores em Portugal (Lisandro e Lucho), e conseguiu como se vu neste final de época recuperar a equipa, o único senão foi ter sido tarde, e ter tido fortíssima concorrência, mas, nos últimos 2 meses viu-se um Porto goleador, agradável, e vencedor, o que prova que Jesualdo voltou a estabilizar o jogo e a equipa portista.

    Espero que fique, mas não acredito.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com muito do que disse, contudo assim como considera que o Jesualdo terminou mal a sua entrevista acho que teve a mesma sorte no seu Obrigado a Jesualdo.
    Que o Jesualdo não é o melhor treinador Português estamos de acordo” É o Mourinho “ agora considerar o Jorge Jesus o segundo melhor e colocar nomes como Jesualdo, Manuel José, Fernando Santos todos numa terceira linha quando todos eles ganharam muito mais títulos, são Homens conhecidos e reconhecidos pelo mundo fora e fora do universo Benfiquista “que é onde o J. Jesus é reconhecido” aí considero já ser demasiado injusto para com os treinadores ganhadores. Lembro-lhe também que o Jorge Jesus é o 4º treinador Português na História do Benfica a ser campeão e se reparar no Palmarés dos últimos três e o que lhes aconteceu depois de terem sido campeões pelo Benfica ficara com mais duvidas sobre o que escreveu…Um Abraço e até a próxima.

    ResponderEliminar