terça-feira, 25 de maio de 2010

Post do Leitor: Verdades do Mundial


Começando pelo mais obvio Portugal está em 4º do ranking da FIFA e foi considerada a 5ª equipa mais valiosa do mundial. Não penso que esta seja grande notícia para Portugal visto que estes lugares apenas podem trazer pressão desnecessária. Dito isto, e que a selecção das quinas não parece ser a 4ª melhor do mundo, até porque será sempre uma avaliação subjectiva, não nos esqueçamos que no último mundial Portugal ficou em 4º lugar. Há também um fenómeno curioso no nosso país. Parece que por muito boa que a selecção seja, há sempre quem não confie no seu sucesso! Acho óbvio que isto nunca será um bom princípio, até porque na última década Portugal esteve em todas as competições possíveis sendo que apenas a de 2002 foi notoriamente má.

A selecção portuguesa carrega o fardo de ter de jogar bem. Habituou um país a jogar assim e além disso parece só saber jogar dessa forma. Ora jogar ao ataque é bem mais difícil do que apenas defender e esperar pelo erro do adversário, como é o caso de Itália, Alemanha ou mesmo França. Temos um estilo claramente de ataque muito mais parecido com Argentina, Brasil e Espanha e um problema: não temos os mesmos recursos no que diz respeito a quantidade de jogadores seleccionáveis. A qualidade está lá, faltam bons jogadores de banco talvez.

Na Argentina, Maradona, “el loco”, fez escolhas algo estranhas na convocatória, sendo as mais graves as ausências de Zanetti e Cambiasso. Sempre foi demasiado instável e com escolhas mais emocionais que naturais. Além disso a Argentina apesar de ser muito forte no ataque com Messi, Milito, Tevez e Higuain não tem a mesma qualidade para trás, onde Portugal leva claramente vantagem nomeadamente na defesa. Já falar em Espanha é demasiado fácil, pois individualmente está muito longe de todas as outras, mas sabemos bem que equipas que quase que só defendem e são eficazes vão sempre longe, falamos das clássicas Itália França, Alemanha.

Porém, apesar da campanha de qualificação fraca de Portugal, acho que temos uma equipa com capacidade de jogar futebol ao nível dos melhores como vimos na fase de grupos do último europeu, onde Portugal se encontrava nos favoritos das bolsas de apostas. E temos de nos lembrar que a própria Espanha, actualmente considerada a melhor equipa do mundo, teve muitas dificuldades na qualificação para o último europeu que acabou por ganhar! Tivemos um azar grande no sorteio visto que ao ficarmos em segundo do grupo acabamos a jogar com a Espanha, que é em teoria o teste mais difícil. No entanto a selecção portuguesa não precisa de ter medo de ninguém e apenas de ser esperta porque às vezes basta ser eficaz e não importa a posse de bola ou jogar bem (mourinho esta é para ti).

Pedro Campilho

Agradecemos a contribuição deste nosso leitor. Apelamos aos restantes leitores para que não hesitem em enviar os vossos posts e mostrarem a vossa visão do mundo maravilhoso que é o mundo futebol, nós publicaremos. Podem enviar para futebolstorming@gmail.com.

5 comentários:

  1. Na minha opinião, Portugal não parte como favorito para o Mundial, existem selecções bastante mais fortes: Brasil, Argentina, Espanha, Inglaterra. No entanto, julgo existirem condições de sobra para que a 1ª fase seja ultrapassada com sucesso. A partir daí, com jogos a eliminar, tudo pode acontecer, se bem que, racionalmente, tenho de dizer que chegar ao título mundial este ano será quase utópico.

    Portugal tem bons jogadores - ainda que ache que em 2006 tínhamos uma equipa mais forte -, o problema é formar uma verdadeira equipa, algo que até agora Carlos Queiroz manifestamente não conseguiu. Temos hipóteses de fazer uma gracinha, mas há selecções bem mais fortes que a nossa.

    Para finalizar, deixo aqui o meu onze-tipo para este Mundial: Beto; Paulo Ferreira, Pepe (ou Bruno Alves), Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Tiago, Deco, Cristiano Ronaldo, Liedson, Nani.

    PS: Ah ganda Campilho!! LOL

    ResponderEliminar
  2. Pedro Campilho26 maio, 2010 22:18

    LOOOl

    tao aqui umas publicaçoes de qualidade vamos ter de comecar a cobrar eheh tou e cheio de pica pa que o mundial comece ! qualquer dia o cacha posta ai as minhas equipas pa 4-3-3 e 4-4-2 que sao uma maravilha lol

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post!

    Aproveito para sugerir a visualização de uma entrevista exclusiva de um jogador português no estrangeiro no meu blog:
    http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/2010/05/28/2%C2%AA-entrevista-exclusiva-guilherme-ramos/

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, concordo com o leitor!!! acho que apesar de estarmos num grupo dificil e de o sorteio nomeadamente da fase seguinte nao nos ter sido favoravel, caso de ficarmos em 2º jogarmos depois com a Espanha, acho que poderemos ir longe. Nao digo sermos campeoes do mundo porque acho sinceramente que nos falta qualquer coisa mais, algo que faz a diferença entre um 2º classificado e um 1º campeao, penso que em termos de motivação não somos uma equipa tao forte como outras e acho que principalmente os ultimos selccionadores nacionais nao terem um back-up plan nos debilita, ou seja, se uma equipa se faz de dificil e joga na retranca Portugal tem muitas dificuldades em mudar e se for necessario mandar o pessoal todo para a frente. Penso que também falta coragem em tirar os jogadores importantes quando claramente não fazem mais nada em campo e dar oportunidade a outros de mostrarem porque foram convocados. Passado isto acho que ainda poderemos fazer uma gracinha e ir bem longe...

    ResponderEliminar
  5. Pedro Campilho05 junho, 2010 19:47

    uii o cabanitas ta a virar um comentador !

    Pah desde que eu vi a seleçao a jogar c o Danny, Deco, Nani e Ronaldo a frente acredito em tudo .. akelas trocas de bola, parece o Barça!Embora u goste do Liedson ..

    PS: ao contrario de 99% dos tugas, eu prefiro que o Drogba jogue porque nao ha de ter medo de nada!Fui ..

    ResponderEliminar