domingo, 16 de maio de 2010

Teimosia ou sabedoria?


O Mundial está à porta e com ele todas as ansiedades, expectativas e inevitáveis discussões em torno das convocatórias. Este grande evento futebolístico gera emoções únicas e faz renascer a paixão pelo nosso país. No fundo, trata-se de uma corrida entre vários países do mundo onde queremos que Portugal fique o mais à frente possível e contrarie a tendência negativa de outras áreas onde a nossa imagem para o exterior não é assim tão favorável.

Como tal, todos queremos que o nosso país se apresente na máxima força. Conjecturamos cenários e seleccionamos os nossos 23 magníficos que nos parecem os indicados. No meio desses, consideramos que existem sempre um conjunto deles que são demasiado óbvios para ser escolhidos. Nem sequer equacionamos a sua não inclusão!

Vem isto a propósito de uma série de decisões de seleccionadores que me deixaram muito confuso. Acredito piamente que esse cargo não é fácil porque se tem que conjugar diversos factores que, por vezes, ultrapassam a própria capacidade futebolística do jogador. Todavia, há casos que parece que só os seleccionadores é que compreendem.

Embora pudesse enunciar uma vasta lista de jogadores que têm sido mais que falados na comunicação social, existe um que, a meu ver, encontra-se no topo das situações incompreensíveis. Falo de Cambiasso: um dos médios defensivos mais completos do mundo, do qual nunca houve qualquer relato de indisciplina nos clubes por onde passou, bem pelo contrário. O seu profissionalismo (reflectido em cada jogo) foi sempre elogiado e foi sempre considerado pedra essencial na equipa dos seus diversos treinadores, tendo certamente lugar em qualquer selecção do mundo.

Das duas uma, ou os seleccionadores nacionais sabem coisas que mais ninguém sabe ou então procuram uma sede de protagonismo que não se coaduna com os interesses de uma nação. Como não consigo compreender enquanto mero adepto do futebol a não convocação de jogadores como Cambiasso, aposto na 2ª hipótese.

Num campeonato onde estão as melhores selecções deverão estar igualmente os melhores jogadores e é isso que cada seleccionador deverá procurar. Esperemos para ver quem tem razão…será teimosia ou sabedoria?!

3 comentários:

  1. a sabedoria do maradona esta nos pes e nao na cabeça..
    tendo em conta que, em principio, não irá usar os pés na africa do sul, não auguro um bom desempenho para a argentina.
    e digo isto com pena porque a argentina tem potencial para muito. na minha opinião, se tivessem seleccionador seriam, a par da espanha, os principais candidatos à vitoria.
    assim, acredito que passem a 1ª fase porque tem um grupo fraquinho mas duvido que passem daí.

    p.s. ja agora deixo aqui o meu prognostico quanto ao vencedor: Holanda

    ResponderEliminar
  2. Acho que o Maradona é um péssimo seleccionador...

    Passatempo: Ganhe uma camisola do Brasil!

    Participe, saiba mais em http://www.zonadesportiva.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. A Argentina de Maradona é o cúmulo dos não convocados incompreensíveis. Como jogador é um dos meus ídolos, e espero ver uma grande Argentina no Mundial, mas não acredito infelizmente. Como é possível não convocar Cambiasso, como foi referido, mas também Zanetti, naquela que será a sua época com maior visibilidade (não digo a melhor, pois todas foram regulares pela positiva, mas a de maior visibilidade), Lisandro (o melhor do cmapeonato francês) e Lucho, que também não preciso justificar, todos portugueses e agora franceses conhecem a sua classe.

    Na Holanda, Van Nistelrooy, talvez e só o melhor ponta lança concretizador da última década, não está na forma física de outros tempos, mas continua a fazer algo que ele sabe melhor que ninguém, marcar golos, e fez no PSV, no Man Utd, no Real, e agora no Hamburgo.

    Na Itália, Totti e Del Piero, veteranos? Sim, mas ainda assim 2 belíssimos jogadores ainda com a qualidade toda presente, e 2 factores de atractividade do próprio mundial.

    França, Benzema, não foi o jogador que todos esperávamos no Real Madrid, mas mesmo assim, é um excelente jogador e de certeza faria falta nos 23.

    Brasil, Ronaldinho, pode não ter sido regular, não ter brilhado como noutras épocas, mas viu-se que tentou subir de forma e já vimos alguns grandes jogos e golos deste maravilhoso jogador. E na minha opinião, jogadores com esta qualidade técnica deveriam ser obrigados a participar nestas provas, só pela sua qualidade técnica e espectáculo que proporcionam.

    Lesionados que infelizmente não vamos ver:

    Ballack, que pena, e que perda para a Alemanha.
    Bechkam, que pena pelo que representa para o futebol.
    Bosingwa, Varela e Ruben Micael, sobretudo Bosingwapelo que significa no esquema da selecção, pela profundidade que dá, que pena para a nossa selecção.

    Grandes nomes de fora da maior prova do futebol internacional.

    ResponderEliminar