sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

David Luiz – porque o Benfica também faz bons negócios…



“Excelente David Luiz a recuperar em antecipação! Sai a joga e, finta um, dois, três mas perde a bola...“
O que se sucede a seguir?

      a) Golo na baliza de Peter Cech.

      b) Amarelo (ou vermelho...) para David Luiz.

Quando saiu do Benfica, toda a gente achou que era um negócio relativamente bom, contudo, todos eram unânimes em dizer que o Benfica ficou claramente a perder e que dificilmente iria arranjar um substituto que fizesse esquecer David Luiz.
O que se constata hoje, é que David Luiz é notícia constante. E, quase sempre, pelos piores motivos.
Ou porque AVB sente necessidade de vir dizer pela enésima vez que David Luiz vai ser dos melhores centrais do Mundo, ou porque David Luiz sente necessidade de se justificar/defender das críticas, relativamente às suas saídas de bola como se fosse Maradona.
Ora, posto isto, considero que LFV tem aprendido alguma coisa com Pinto da Costa.
Fez um negócio brilhante e tenho a certeza que se fosse hoje, com o valor pago pelo Chelsea, o Benfica estaria também disposto a ceder Djaló.
Não estou a dizer que David Luiz é o principal ou sequer o único responsável pelo momento que o Chelsea atravessa. Contudo, a sua quota-parte é bastante elevada, sendo diretamente proporcional ao dinheiro que custou.
Se David Luiz pode um dia vir a ser o melhor do mundo? Tenho dúvidas.
Apesar de reconhecer que tem características físicas e aptidões enquanto defesa central que lhe podem permitir aspirar a tal, penso que apresenta um défice (quase tão grande como o da Grécia…) de estabilidade mental e inteligência que o fazem ter momentos em que nem ele próprio consegue perceber quais as finalidades dos seus raides inexplicáveis com a bola em direcção à baliza do adversário.
Assim, penso que o Chelsea se precipitou. A menos que queiramos acreditar que o defesa central brasileiro foi contratado como uma aposta de longo prazo, caso contrário, David Luiz não é uma solução para o imediato, para solucionar o aqui e o agora da defesa do Chelsea.
E, parecendo que não, o simples (?) facto de jogar com Luisão ao lado, pode transformar jogadores medianos em (eternos…) candidatos ao “melhor defesa central do mundo”, by AVB.

Sem comentários:

Enviar um comentário