quarta-feira, 18 de abril de 2012

Real sob alerta máximo



Maradona bem avisou, com convicção, que o Real Madrid não conseguirá ultrapassar este Bayern, e compreende-se o porquê. A equipa alemã é uma super equipa perigosa que está num apogeu tanto ao nível de qualidade individual como no plano táctico.

É uma equipa alemã talvez um bocadinho mais evoluída do que a que o Mourinho defrontou na final europeia, na altura ao comando do Inter, tendo em conta que nessa altura a defesa do Bayern era chefiada por um medíocre Demichelis e na frente, Altintop era um jogador de destaque.

Reunindo uma enorme parte dos jogadores que compõe a Mannshaft (Neuer, Badstuber, Boateng, Muller, Kroos, Lahm, Schweinsteiger), a equipa alemã ainda usufrui de dois torpedos de qualidade indiscutível que são Robben (pelo menos até voltar à enfermaria) e Ribery.

Perante uma equipa de tamanha qualidade, o Real não poderá hesitar nem demonstrar qualquer espécie de nervosismo ou falta de confiança. No entanto, na primeira volta de ontem, o nervosismo foi uma característica bem patente em vários jogadores, principalmente a nível defensivo e de meio campo.

Fábio Coentrão foi completamente dominado tanto por Robben como por Lahm, tendo sido a sua utilidade para o jogo praticamente nula (os 30 milhões voltam a ser seriamente discutidos). Sérgio Ramos é um caso de irregularidade pura, tanto consegue ter lances geniais e cortes bem executados, como no minuto a seguir também consegue cometer erros infantis e distracções pouco comuns num jogador com a sua experiência. Arbeloa ontem confirmou o mediano jogador que é, mostrando sérias limitações em aguentar com Ribery. Por último enquanto Barcelona preenche o seu meio campo com os deuses Iniesta e Xavi, o Real está dotado de Ozil e……Khedira (?!), será este último jogador realmente digno de merecer destaque e titularidade na equipa Blanca? Cada vez mais convence que não.

A estratégia com vista à contenção de resultado por parte da equipa de Mourinho quase funcionou ontem, no entanto o “quase” tem estado demasiado presente nos últimos jogos do Real, como se pôde ver nos golos de último minuto sofridos perante o Málaga e Villareal, ontem foi mais um exemplo. Nesta fase crucial de jogo, a manutenção da posse de bola costuma ser algo essencial (e que o Barcelona consegue fazer como ninguém), mas o Real simplesmente não o conseguiu fazer, talvez muito por causa da qualidade do seu meio campo.

A eliminatória ainda tem muita história pela frente, mas a equipa Blanca têm todas as razões para estar sob alerta máximo.

1 comentário:

  1. O Maradona é um excelente comediante, mas falando deste duelo entre espanhóis e alemães, eu penso que o real passará com distinção na 2a mão.

    Penso que as individualidades se fazem sentir do meio campo para a frente nas equipas normais, e do guarda redes para frente no Barça.

    Sendo estas duas equipas normais, penso que a artilharia do real é superior. O factor casa será devastador para o bayern sempre lutador, mas com centro gravitacional sempre elevado demais

    ResponderEliminar