sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nova época, novas questões



Como é habitual antes de uma nova época, várias questões surgem sobre o que de novo virá. Destacarei algumas.

A primeira terá a ver com o próximo destino de Pep Guardiola. É uma das temáticas que obviamente estará a criar uma das maiores expectativas no futebol. Para onde seguirá o jovem treinador que certamente marcou uma geração no futebol, o líder que comandou uma equipa que simplesmente produziu (e produz para já) um futebol de beleza divinal e incomparável? As hipóteses são imensas, e será realmente interessante observar se o jovem treinador conseguirá implementar um pouco do seu estilo tiki taka em campeonatos de cultura futebolística diferentes tais como na Premier League, ou na Serie A italiana.

Outro destaque irá para o Incrível. Tenho o feeling que chegou a hora. De alguma forma já me convenci que será esta época que Hulk partirá para uma nova aventura noutro campeonato. A estrela portista tem todas as qualidades e potencial para arrasar num clube de maior dimensão, e certamente que o assédio será forte por parte de importantes emblemas europeus.

Nesta nova época será também interessante observar como é que os clubes, essencialmente os pequenos, definirão as suas políticas de investimento perante as dificuldades financeiras e o “fechar de torneira” por parte de importantes fontes de financiamento, como as entidades bancárias. Notícias recentes anunciam que uma importante e reputada equipa grega, o AEK, viu vedada a sua participação nas competições pela Federação, devido ao montante enorme de dívidas em que se vê afogado. Será um acontecimento que tenderá a ser cada vez mais recorrente? Muitas equipas portuguesas da 1ª liga apresentam um estado financeiro em estado crítico. Como irão aguentar?

Como último ponto destacarei uma não mudança, de facto há coisas que parecem nunca mudar. Em Itália deparamo-nos mais uma vez com um escândalo relacionado com manipulação de resultados e negócios envolvendo apostas desportivas. Já existe um leque enorme de jogadores, treinadores e dirigentes envolvidos neste esquema de corrupção e cada dia que passa, a lista parece crescer cada vez mais. O mais impressionante é que parece que não se aprendeu nada com o vergonhoso CalcioCaos que se desenrolou há alguns anos. A mentalidade de misturar futebol com negócios corruptos parece continuar a proliferar em Itália, sendo talvez algo representativo da mentalidade ainda predominante na sociedade italiana. Até que ponto chegará este novo escândalo?

Mas para já, resta-nos desfrutar do emocionante Euro 2012 que está aí à porta. Desejo uma muita boa sorte à nossa selecção que terá certamente que trabalhar muito se quiser deixar uma boa impressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário