quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O efeito doping





O caso de Lance Armstrong chocou o mundo inteiro. Durante anos a fio acreditou-se e venerou-se um herói construído com base numa farsa meticulosamente preparada, organizada e de grande complexidade. São casos como este que nos levam a olhar com outra seriedade todas as teorias de conspiração em volta do mundo desportivo.

E como muitos de nós possuímos a qualidade positiva de aprender com os erros, é com naturalidade que nos surge a questão “Que mais heróis do desporto se construíram com base numa farsa?”.

Eufemiano Fuentes é um médico desportivo espanhol apontado como um dos principais mentores de um complexo esquema de doping que deu origem ao enorme processo ainda em investigação chamado de “Operação Puerto” em Espanha. Suspeita-se que vários clientes de Fuentes não pertenceram só ao ciclismo, e há indícios que vários futebolistas pertencentes a diversos clubes de futebol, incluindo do Real Madrid e Barcelona, recorreram aos seus serviços.

Todas estas notícias fazem-nos de alguma forma recear que toda a credibilidade e emoção que depositamos numa personalidade ou equipa de futebol ou outra modalidade tenha sido completamente em vão e esta desconfiança não é nada saudável tanto para o bem estar da modalidade como para o interesse do adepto.

As audiências do ciclismo e o interesse dos patrocinadores tem descido exponencialmente com casos como de Armstrong, será o ciclismo a única modalidade que irá sofrer com escândalos relacionados com doping? 

Sem comentários:

Enviar um comentário