quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Aventura Sul-Africana

Inicialmente: “Mais difícil era impossível!”
Já mais a frio: “Quer dizer, vendo bem as coisas todas as selecções são fortes e de qualquer modo agora não se pode mudar o sorteio. É para ganhar todos os jogos!”

Foram estes os vários pensamentos que muitos de nós tivemos aquando da saída das famosas bolas que ditaram a sorte de cada uma das nações participantes em mais um Mundial. E nós o que achamos de cada uma das selecções do nosso grupo? Antes de mais, a utilização do velho chavão de que todas as equipas que estão presentes num Mundial são fortes pode ser, desde já, colocado de lado. Afinal de contas, todos nós sabemos que defrontar Coreia do Norte ou os EUA não é a mesma coisa, bem como a África do Sul difere substancialmente do Brasil.

Análise Geral: Grupo difícil onde se prevê discussão acesa entre Portugal, Costa do Marfim e Brasil. A sorte foi madrasta com Portugal já que em cada pote nos saiu a melhor equipa, exceptuando a “incógnita” Coreia do Norte. Convém ainda salientar que Portugal terá que lidar com 3 tipos de futebol completamente distintos, tendo mais que nunca de ter grande capacidade para adaptar o seu estilo de jogo a cada um dos adversários, não perdendo ainda assim a sua própria identidade.

Análise Específica:
Coreia do Norte
: Ao contrário da sua “irmã gémea” Coreia do Sul, a Coreia do Norte apresenta-se como uma completa desconhecida para a maioria dos amantes do futebol. Associados a jogadores rápidos e muito voluntariosos, os jogadores coreanos apresentam igualmente uma boa dose de ingenuidade. Para compensar estas naturais (e evidentes) fragilidades, a Coreia do Norte costuma apresentar uma estratégia marcadamente defensiva, assente num 5-4-1. Caso o jogo se vá arrastando com o nulo no marcador poderá ser, de facto um adversário incómodo e até “irritante” de enfrentar. No entanto, será também um teste à capacidade lusa de abater muralhas ultra-defensivas. Um pequeno apontamento que, à partida poderá ser irrelevante mas que pode favorecer os coreanos, tem a ver com o fuso horário ao qual já estão mais acostumados que os jogadores Portugueses. Contudo, a par da Nova Zelândia era o adversário mais acessível do pote.

Costa do Marfim: Considerada por muitos como a melhor equipa africana da actualidade, a Costa do Marfim consegue conjugar a raça e determinação africana com momentos de espectacularidade dos seus jogadores mais dotados tecnicamente. Já lá vai o tempo em que apesar da força e do querer, as selecções africanas eram dotadas de uma indisciplina táctica que acabava por deitar por terra todo o esforço. Hoje em dia, grande parte dos seus jogadores está mais que habituado a este tipo de competições, estando presentes em clubes de topo do futebol europeu onde os níveis de exigência são igualmente elevadíssimos. Particular (e óbvio) destaque para a dupla atacante liderada Didier Drogba e Salomon Kalou que certamente darão muito que fazer a Bruno Alves, Pepe, Ricardo Carvalho e Cª. No entanto, jogadores como Zokora, Yaya Touré, Kolo Touré e Romaric são também importantes e referem-se a diferentes sectores da equipa, pelo que não se pode dizer que a selecção apresenta um sector notoriamente mais fraco. Vale, acima de tudo, pelo seu todo e será com toda a certeza um osso muito duro de roer. Precisa-se de um Portugal com a mesma determinação destes Costa-Marfinenses! A nosso ver, a equipa mais difícil que estava presente no pote 2!

Brasil: Num país em que a maioria dos rapazes nasce com uma bola nos pés, facilmente se percebe a quantidade de jogadores que o seleccionador brasileiro tem à sua disposição. O que torna o Brasil numa selecção de topo (senão mesmo a melhor do mundo), é não só a quantidade mas sobretudo a qualidade dos jogadores brasileiros. Basta imaginar os jogadores que não têm sido opção para Dunga e que seriam certamente titulares em muitas selecções igualmente fortes: Ronaldinho, Adriano, Diego e Anderson são claros exemplos disto. O prazer que sentem em jogar futebol conjugado com o crescente profissionalismo que colocam em cada jogo, tornam esta selecção a principal favorita do grupo e, provavelmente, do mundial. A recente humilhação com que brindaram Portugal poderá tanto servir como condicionante para os jogadores portugueses se soltarem, como para os impulsionarem e mostrarem a verdadeira alma lusitana. Esperemos que seja a 2ª hipótese. Claramente, a par da Espanha, o pior adversário do Pote 1.

Analisados os adversários, que jogadores levar ao mundial? Quais deverão ser os 23 premiados com o passaporte para o Mundial? O próximo post irá mostrar os jogadores que cada um de nós levaria..

3 comentários:

  1. Excelente analise, Portugal pode passar. TUdo +e possivel!

    Nao deixem de apoiar a vossa selecção em

    http://apoiaportugal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Exacto...Eu acho que vai ser um grande teste para Portugal se preparar para o Mundial...Eles podem chegar lonje no Mundial

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post e muito interessante.
    Estamos a seguir o vosso blog, façam o mesmo com o nosso.

    Abraços

    ResponderEliminar