quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Balotelli - Diário de um Adolescente


Ricardo: Apesar da carreira ainda curta, ameaça seriamente tornar-se num daqueles eternos incompreendidos e que arrastam consigo uma ideia generalizada que se torna imutável: a de menino rebelde e inconsistente. Admito que, pessoalmente e não raras vezes me irrita vê-lo jogar mas que tem um talento enorme lá isso ninguém questiona. Se o seu feitio se coaduna com as exigências actuais do futebol? Não me parece, a menos que mude de atitude. A ver vamos se Mourinho ainda fica tempo suficiente no Inter para o moldar.

Cacha: Considerado uma das mais importantes promessas italianas, Balotelli será talvez também um dos mais protegidos no Calcio. É um avançado que deslumbra pelo seu físico, extremamente possante e veloz e dotado também de uma boa técnica, este jogador parece à primeira vista uma pérola táctica em qualquer equipa, capaz de preencher qualquer zona no espaço ofensivo.
No entanto, algo falha, algo desilude. Quando Balotelli entra em campo aplaudido no meio de enormes expectativas, o ânimo esmorece à medida que se perde uma bola em fintas inúteis, que se erra um passe fácil, que se tenta o individualismo impossível e fora do contexto. Toda a desilusão culmina em actos irracionais típicos da sua mente adolescente que acabam por lesar o colectivo. Porém, de repente, um rasgo de génio, um golo fenomenal e uma esperança renasce, uma pequena luz volta a irradiar de um dos diamantes mais difíceis de lapidar no futebol.

Tres: Bolatelli representa todos os jovens que aos 18 anos são considerados estrelas, mas que uns dias depois são considerados futuros flops. Chegar atrasado ao treino, não se adaptar ao treinador, não ser disciplinado, são fortes indicações de que de facto o seu futuro será tão bom como foi o de Carlos Alberto. Contudo, convém relembrar que, pode estar a ser negativamente influenciado por dois factores: o facto de estar num clube com exigências muito elevadas, o que lhe coloca grande pressão e o facto de não ter propriamente o melhor treinador do mundo a lidar com jovens. Agora que se fala na hipótese Arsenal, será Arsene Wenger, um mestre a lidar com os jovens, o seu salvador? Quero acreditar que sim, para bem do futebol. E vocês, o que acham?

Afonso: Se há coisa que me faz confusão é talento desperdiçado. Então quando o talento é desperdiçado por alguem que ainda tem a carreira toda à frente ainda é pior. Balotelli podia ser já jogador de seleção, pois tem um poder de explosão há muito não visto num jogador italiano. Talvez precise de sair de Itália para amadurece mas precisa de um treinador que saiba fazê-lo crescer e evoluir. Gostava de o ver treinado por Sir. Alex...

2 comentários:

  1. Gosto imenso da estrutura do blog!

    Têm pernas para andar..Parabéns!

    Ponham mais posts!

    ResponderEliminar
  2. Faz lembrar o nosso Quaresma..

    O talento nasce com as pessoas mas é preciso ser exercitado.. treinado..A idade e imaturidade não são desculpáveis porque ate no futebol portugues existem bons exemplos de jovens cheios de talento e ja com uma carreira digna de bola de ouro!

    ResponderEliminar