sábado, 9 de janeiro de 2010

Contradição Confluente



Eu sou um daqueles adeptos de futebol que torce um bocado o nariz quando o seu clube contrata jogadores estrangeiros desconhecidos, cuja qualidade não está ainda confirmada e suscita até algumas dúvidas. Para isso, penso eu, mais valia apostar na prata da casa, nos jovens jogadores portugueses que por aí despontam um pouco por todo o lado.

No entanto, há casos que me fazem pensar em rever esta posição, e começar a dar o benefício da dúvida aos jovens estrangeiros que por cá aparecem. Não pense o leitor que não gosto de ver um clube com muitos jogadores portugueses e saiba que sou até apologista do número mínimo de jogadores portugueses na ficha de jogo ou ate no onze titular. Não é isso.

Casos como os de Deco (um jovem que jogava nas divisões inferiores brasileiras e que resultou num dos jogadores mais marcantes dos últimos anos no futebol português) e agora de David Luiz fazem-me pensar que, se calhar, vale a pena também apostar na prospecção de jovens lá fora.

David Luiz chegou ao Benfica muito verde, mas aos poucos foi aprendendo o futebol europeu e foi crescendo. Foi crescendo, demonstrando sempre grande apreço pelo clube que o fez crescer e com vontade de mostrar a sua gratidão. Com isto e com vontade de singrar, foi-se tornando naquele que, se me permitem dizer, é actualmente o central em melhor forma no campeonato português e está a chegar ao nível dos melhores da Europa. Se o Benfica for campeão, creio que o seu salto para outro clube será inevitável e sairá deixando os cofres do seu clube bem recheados. Será um salto merecido e talvez não vá a tempo de dar um salto para este campeonato do Mundo. Mas Dunga, creio eu, não anda a dormir… São casos como o de David Luiz que me fazem achar que um grande clube deve fazer prospecção em todo lado. Dentro e fora de portas.

Reforçando o que eu disse, sobre a necessidade de conseguir conciliar talento português com estrangeiro, com a provavél saída de David Luiz, começam-se a abrir as portas a outro central de inegável potencial que é Miguel Vitor, ficando também Roderick Miranda e Fábio Faria á espera do seu lugar ao sol.

3 comentários:

  1. Concordo que a prospecção fora o país seja muito importante, sendo que em países como a Argentina ou Brasil não faltam casos de talentos desaproveitados.
    No entanto, o caso do david luiz não é bem o caso de um jogador que ng conhecesse visto que ele já ia com frequência à selecção nas camadas jovens pelo que à partida é logo um investimento de menos risco quando comparado com o deco. Só isso ja da um certo estatuto ao jogador e uma maior margem de erro (pelo menos para os primeiros jogos). Penso que se o deco fosse internacional quando chegou ao benfica não teria qualquer dificuldade em ter singrado por la.
    do mesmo modo, jogadores como di maria ou kardec tb nao podem bem ser considerados tiros no escuro visto que foram contratados após boas exibições em competições importantes pelas suas selecções.


    p.s. em relação ao miguel vitor, penso ser de qualidade muito duvidosa (pelo menos para jogar num clube que lute por titulos) pelo que gostaria bastante de o ver a titular no benfica :D


    Matias

    ResponderEliminar
  2. O David Luiz era um jogador desconhecido... Apesar de ser chamado de vez em quando às seleçoes jovens do Brasil, jogava no Vitoria da Bahia, na 3a divisao... E quando chegou cá ninguem o conhecia.
    Concordo que o Di Maria e o Kardec não sejam tiros no escuro, pois já algumas vezes tinham mostrado grande . Di Maria confirmou o seu valor, esperemos que Kardec faça o mesmo...
    O Miguel Vitor ainda vai mostrar o seu valor e calar muitas bocas. Lembrem-se do jogo dele contra o Sporting em que jogou ao lado do Sidnei... Impecaveis os dois e sem faltas cometidas nem golos sofridos

    ResponderEliminar
  3. Este David Luiz é dos jogadores que mais porrada dá na nossa liga....faz variadissimos penaltis, mas claro está o homem do calção preto e camisola amarela não os vê....apesar de tudo reconheço que é um bom central...mas..

    Melhor central da liga = Moises(S.C.Braga)

    ResponderEliminar