quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FCP: o alvo a abater

E, de repente, o FCP tornou-se no alvo a abater. Porquê? Porque tinha uma hegemonia consolidada, porque dominava o futebol português, porque se encontrava a anos-luz de qualquer clube português em termos de liderança, organização, profissionalismo, gestão e sentido de responsabilidade.
Foi assim nos últimos dez anos: foram dez anos brilhantes para o FCP e inevitavelmente para o homem que conduz os seus destinos, Pinto da Costa (PC). Contudo, convém lembrar que foram anos que a Lei dizia que em caso de dúvida, se beneficiava sempre o FCP. Não quero tirar mérito à hegemonia do FCP, mas também não quero que se acredite que o sucesso desportivo era apenas consequência do que se passava dentro do terreno de jogo, e que palavras como “fruta”, “café com leite”, entre outras, foram inventadas e o PC é um coitado que está a ser vítima de uma enorme calúnia.

Pese embora tudo isto, quero dizer que da mesma forma que não concordei e me revoltava imenso a forma como o FCP era ajudado, levado ao colo, protegido e controlador, custa-me a entender a forma como hoje, todo o mundo quer prejudicar o FCP a todo o custo. Mais do que dentro do campo (foras de jogo mal tirados, decisões muito duvidosas, já que agora, a Lei, prejudica sempre o FCP), estão a tentar derrubar o FCP fora do campo, senão vejamos: as escutas do PC aparecem por acaso? Envergonha-me ouvi-las e saber o que lá é dito, mas envergonha-me ainda mais saber que todos os presidentes o fazem e só o PC é alvo de processos; a justiça desportiva iliba o PC no processo com Carolina Salgado, querem julgá-lo em praça pública? Agora, foi condenado a 3 meses de suspensão mais 1.500 euros de multa… O Pepe no Real Madrid, pontapeou de forma bárbara um jogador e apanhou 10 jogos de suspensão, enquanto o Hulk e o Sapunaru por terem feito algo que ninguém sabe muito bem o que foi, equaciona-se a possibilidade de serem suspensos por seis (!!!) meses?

Não é prejudicando o FCP nem beneficiando-o descaradamente, ajudando-o a conquistar títulos como no passado, que o futebol português evolui.

Será possível pedir rigor, isenção, justiça mas sobretudo, transparência, para que daqui por 10 anos, se possa afirmar que determinado clube dominou o futebol português sem influências e sem ajudas externas ao terreno de jogo? Quero acreditar que sim, para bem de todos, e sobretudo, para que todos acreditemos que futebol é só e apenas o que se passa dentro das 4 linhas!

Assim, iremos também acreditar que café com leite e fruta, são apenas e só elementos indispensáveis a um pequeno-almoço saudável…

11 comentários:

  1. Boas. Gostaríamos de fazer trocas de links com o teu blog. Estás interessado?
    Visita o blog:

    http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

    E depois diz alguma coisa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. PS: Se aceitarem pedia que colassem o link do nosso blog só com o nome ou com a foto, pois se puserem para aparecer a notícia mais recente, aparece uma notícia de há uns meses atrás.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. O FC Porto há-de de beber do veneno que espalhou no futebol português !!!

    ResponderEliminar
  4. Enganam-se os que julgam que o poder do PC se ficava apenas pelas manobras em território nacional. O assalto aos orgãos de comunicação que acabou com o Estado (RTP) a dar um canal aos Oliveira; com os episódios de jornalistas agredidos e proibidos de relatar; com os árbitros perseguidos em campo e fora dele, etc., foram apnas a imagem mais visível do icebergue de corrupção do PC.
    Para quem tiver dúvidas será preciso recuar um pouco até a um jogo entre o Manchester e o Porto, quando o então melhor árbitro, anulou um golo limpo aos Devils. Sugiro que investiguem as ligações todas entre os intervenientes nesse jogo, o PC e JV, sobretudo em negócios noutros estados da União Europeia.
    Depois percebam como é que conseguimos promover dezenas, centenas de árbitros e observadores aos lugares cimeiros, inquinando definitivamente todo o sistema.
    Meu caro, os clubes do Porto, tal como de Braga hoje, ou mesmo o Sporting não são alvos a abater. São adversários com quem espero se lute com lealdade e transparência. Acabem com os túneis ou procedam com os jogadores como fazem com as claques: esperam que os outros entrem ou esperam que os outros saiam. Mais do que apontar problemas, importa resolvê-los.
    Quanto aos jogadores que agridem, lamento ser um pouco mais radical: há uns anos, um amigo meu, guarda-redes de andebol, foi atingido algumas vezes com bolas na cara, no baixo ventre, na barriga. Os árbitros acharam ser normal acertar no "palhaço" e nada fizeram. Farto, aproveitou a entrada do ponta, em vôo, para também ele saltar, em aranha e atingir com o pé, a cara do adversário. Resultado? Foi expulso do jogo e duas semanas depois irradiado da modalidade. Nada de mas e a vida continua. O desporto não pode pactuar com violência. Há uma grande diferença entre atingir uma canela quando se tenta jogar a bola (há toscos por todo o lado) e acertar com os pitons nas costas do adversário quando se tenta cabecear. É preciso sobretudo coragem para extripar os cancros que minam o desporto em Portugal e se clubes como o Porto, Benfica, Sporting, etc., tiverem de perder pontos, ser despromovidos; se atletas forem condenados como criminosos, qual é a dúvida? Nada nem ninguém se pode sobrepôr à lei.

    PS Ainda bem que divulgaram as escutas. Só para confirmar o que já sabia.

    ResponderEliminar
  5. mas será que smepre que o porto é beneficiado é porque comprou o árbitro? com os outros clubes é engano, com o porto é porque o árbitro foi comprado... mentalidades...
    concordo inteiramente com o que foi escrito, e sei que alguns dos títulos conquistados levaram num momento ou outro ajudas dos árbitros, o grande problema é que só é crime qd o porto é o clube benificiado, com os outros clubes da capital não se passa nada...

    ResponderEliminar
  6. O meu comentário a este post é rápido...Normalmente no final ganha a melhor equipa, tirando uma excepção ou outra acontece sempre assim. No ano em que o Benfica foi campeão, em 2004/2005, não sei se foi o melhor, mas todos estavam maus, por isso qualquer um não merecia ganhar. Este ano os melhores têm sido, e sublinho, têm sido, o Braga e o Benfica, com ou sem ajudas, por exemplo, na recente vitória do SLB frente ao FCP, o Benfica ganhou com um golo precedido de um fora-de-jogo de Urreta, mas a verdade é que mesmo assim o Benfica foi superior, foi melhor em campo naquele jogo.

    Volto a sustentar, no final normalmente ganha a melhor equipa. E este ano a não ser o FC Porto que seja outro, lol, pois eu não sou anti-nada, eu sou portista em 1ºlugar...mas se puder ser o Braga...lol.

    ResponderEliminar
  7. Com que entao o jogo entre o FCP e Man.United foi comprado? desta eu nao sabia...obrigado por partilhar essa informaçao que julgo de ser pura azia

    ResponderEliminar
  8. e o petroleo? afinal sempre havia pros lados do PC.. deve ser amigo la do presidente do city LOL
    só mafia..

    Não ao Futebol Moderno..

    ResponderEliminar
  9. Caro bloguista,petroleo nao ha no Porto,ou ja se esqueceu o que o Porto facturou este verao? ou que ja facturou na Champions? Agora o petroleo de Lisboa sei de onde veio,de acordos com a C.M.Lisboa(sim dinheiro dos bolsos dos contribuintes)nao é por acaso que continuam a chegar reforços para os lados da luz e alvalade.Estranho nao é?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. A DOR DE CORNO E FO...DA PARA SE SER ALGUEM E PERCISO MUITO TRABALHO

    ResponderEliminar
  11. Só para relembrar que a lei que suspende o Hulk e o Sapunaru foi proposta pelo FCporto e o Benfica se absteve

    ResponderEliminar