domingo, 10 de janeiro de 2010

Jornalismo (des)informativo

Já lá vão os tempos em que acordava e ansiava por comprar um jornal. Ler as notícias desportivas de fio a pavio. Notícias com algo para ler, imparciais e rigorosas. Talvez fosse a minha inocência de adolescente que me levasse a pensar que os cronistas eram imparciais, que as linhas editoriais não obedeciam a interesses mais ou menos mascarados e que o facto de aparecer a capa sempre com a mesma cor…eram meras coincidências.

Admito que, influenciado pela facilidade promovida pela internet, hoje em dia limito-me a ver as capas de jornais. O conteúdo já se depreende de que espécie será. A imagem que passa para cá para fora é a de que alguns jornais funcionam como porta-vozes oficiais de clubes que, na tentativa de lançar a público determinadas mensagens, o fazem por intermediários. Aqui entram os jornais desportivos, os interesses que os leitores não controlam e que têm de aceitar porque não há escolha possível. Já nem falo de darem destaque ao Braga (bem merece!) ou a outras modalidades que suscitam muito interesse e que porventura têm mais sucesso que o próprio futebol. Deve ser um problema crónico, não adianta estar a chover no molhado por muito que não concorde.


Concretizemos. Em Portugal existem três jornais desportivos de “referência” (?): O Jogo, A Bola e o Record. Independentemente da nossa cor clubística, penso que é demasiado óbvio que dois desses jornais são completamente dominados pelos clubes da capital. Por outro lado, quando quisermos saber se determinado jogador vem ou não para o FCPorto, é só ver se aparece na capa do Jogo. Todavia, até este jornal já se subjugou aos interesses da “maioria”, possuindo duas capas distintas, uma no Norte e outra no Sul. Não digo com isto que os clubes que mais são noticiados saiam beneficiados disto tudo mas, tal como em todas as profissões, também o jornalismo deveria primar por obedecer ao Código Deontológico do sector. Não me interessa saber se o Aimar já tem as malas prontas, se o Miguel Veloso mudou de penteado ou se o Pinto da Costa já começou a disparar para todos os lados. Interessa-me sim saber de futebol no seu estado puro! E isso escasseia nos jornais desportivos.

Por tudo isto sou neste momento um incondicional fã de sites que primem por este tipo de informação. O Maisfutebol é um exemplo claro disso.

Isenção e rigor precisam-se senhores jornalistas!

14 comentários:

  1. Boas, concordo em pleno com o que tu dizes, e deixo a pergunta no ar, se os jornais sao assim porque não (eles) assumirem a sua cor clubistica.

    Todos sabem que o Record e A Bola são jornais de Lisboa e anti-norte, e O Jogo defende mais os interesses do Norte.

    A Bola faz uma capa diferente na regiao do Porto gradualmente, mas mesmo assim, é claramente um jornal de Lisboa...haja insenção, e acima de tudo, competencia, e não é com capas como " Lucatoni perto do SLB" ( via Record ) que se vai lá...

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um post pertinente. Hoje em dia a imprensa está toda contaminada pela clubite, o que é pena. Tenho clube e é bem fácil saber qual é lendo o meu blog mas mesmo assim tento ser rigoroso e sou apologista da imparcialidade da imprensa. Também adorava ler a BOLA de Carlos Pinhão, Homero Serpa, Vitor Santos, Alfredo Farinha, Cruz dos Santos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. De facto trouxeram a debate um tema muito importante.

    É obvio que nos jornais aqui mencionados há um garnde conflito de interesses entre o Norte e o Sul.

    Sou de um Clube lisboeta mas não posso deixar de concordar com o que foi dito. Acho o Jornal "A Bola" especialmente chocante. Capas como "Jorge Jesus, O Exterminador Implacável" são no mínimo ridiculas. Mesmo quando o FCP joga para a Liga dos Campeões, que é das competições mais prestigiantes e mais importantes, está no canto inferior esquerdo a preparação para o Jogo e mega capa do SLB!!
    E mesmo, há clubes tao grandes como o nosso "Campeão de Inverno" que mereciam nestes Jornais um destaque muito maior..
    Outras modalidades desportivas...

    Há que mudar senhores Jornalistas a fim de honrrarem a vossa classe e prestigiarem os leitores que ainda se dirigem ao quiosque para comprar O Jornal!

    ResponderEliminar
  4. Boas... Boa discussão por aqui!Estou a seguir-vos no twitter e aqui. Interessante. Não sei se já seguem o meu blog, o Bimbosfera, mas façam o favor de aparecer e apitar, se gostam, se não, se acham que aquilo tem sucesso. O blog tem duas semanas, estou a massacrar os meus contactos, alguns, vá, com uma newsletter sobre o meu blog, bem falado, bem falado podemos tratar de parcerias, etc.
    Gostei do vosso blog.
    Apareçam.

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Isto não acontece apenas em Portugal, em Espanha a "Marca" e o "AS" também têm guerrinhas pois a Marca está ligada ao Real e o AS ao Barça.

    leitura-de-jogo.blogspot.com Notícias,Mercado,Resultados e Futebol em Directo

    ResponderEliminar
  6. "Aqui entram os jornais desportivos, os interesses que os leitores não controlam e que têm de aceitar porque não há escolha possível".

    Com todo o respeito pela sua opinião, há sempre uma escolha: não comprar. É igual na televisão: não gosta do programa na RTP1, muda para a SIC, não gosta da SIC muda para a TVI e por aí fora. Não o faz por uma simples razão: sem a informação emanada dos jornais desportivos, ia discutir o quê? A informação institucional dos sites dos clubes? A meu ver faria bem que passasse os olhos pelo conteúdo, que explorasse as páginas todas, dos clubes grandes aos restantes, para ter uma ideia mais segura. Há 10/11 anos, a informação dos jornais desportivos era 95 por cento constituída pelo dia-a-dia dos três grandes. O resto era paisagem e só aparecia se houvesse noticiário mais ou menos interessante. Hoje em dia, em qualquer dos 3 jornais, todos os clubes da I e II Ligas têm informação diária. Olhar para as capas e desenvolver uma teoria da desinformação à volta do fenómeno é, na minha modesta opinião, redutor e precipitado. Abraço

    ResponderEliminar
  7. ejlmorais, o Real tem o AS e a Marca como assumidos jornais apoiantes. Ja o barça tem o Spor e o Mundo deportivo, em Portugal ao menos se sao assim que assumam...

    abraços

    ResponderEliminar
  8. Não nos podemos esquecer de que são as capas que mais vendem!! E, nesse aspecto, não ha discussao possível! São de facto capas tendencionalistas, que tendem a representar determinados interesses. Em relação ao conteúdo, ainda vai sendo mais ou menos equitativamente distribuído!

    O Jornalismo deveria ser informativo e imparcial... Não é o que acontece nos dias de Hoje!

    ResponderEliminar
  9. As capas são um chamariz, nada mais do que isso. É natural que condense a informação que interesse ao um leque maioritário de público.

    ResponderEliminar
  10. Boa Tarde,

    Sou administrador do blog http://www.zonadesportiva.blogspot.com/, e leitor regular do vosso blog Futebol Storming. Venho por este meio saber se estão interessados numa torca de links? com vista a promover os dois blogs.

    abraços

    ResponderEliminar
  11. Obrigado ;) também ja adicionamos o vosso link ao ZD

    ABRAÇO

    continuação do excelente trabalho

    ResponderEliminar
  12. Estes jornais, a bola, o record e o jogo nem pa limpar o Cu servem....

    ResponderEliminar
  13. É por causa destas e de outros que não compro um jornal desportivo à mais de 10 nos, já nem na net há paciência para este jornaleiros e comentadeiros que estão o matar o futebol aos poucos, ainda havemos de ver estes a pagar ao povo para ir futebol.

    ResponderEliminar
  14. A juntar a esses "jornais", agradeço que incluam também a imprensa audiovisual , também uma grande trampa, só falam nos três clubes, esquecendo-se que também existem outros clubes dignos na sua pequenez, ou seja os restantes.
    Cumprimentos
    S.G.

    ResponderEliminar