quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Estratega Português


Ser treinador é mais do que definir a táctica e escolher os jogadores que vão actuar no próximo jogo, é mais que lançar substituições e no fim falar à imprensa. Por trás de um jogo de futebol existe todo um mundo invisível à maioria dos espectadores, um mundo onde se define os princípios de jogo, onde se criam rotinas, onde se estuda o adversário e se reajustam estratégias, esse mundo é o treino, e quem manda no treino é o treinador.

O treinador é então uma figura de responsabilidade ampla numa equipa de futebol, e na generalidade das vezes, é a sua competência que determinará o crescimento sólido de uma equipa.

Na Liga Sagres todas as dezasseis equipas escolheram treinadores portugueses para arrancar a época 2009/10, o que é um facto curioso pois é prova de que o treinador português está cada vez mais reconhecido e será talvez um sinal de que esta classe futebolística está em pleno crescimento.

Assim há semana e meia atrás lançamos uma curiosa questão sobre qual o treinador que actualmente actua na Liga Sagres revela maior competência para liderar um plantel. O vencedor foi Jorge Jesus com 38% dos votos, logo seguido de Jesualdo Ferreira com 28% e Domingos com 19%.

De facto o remodelado Benfica que se vai revelando esta época, constitui uma imagem de marca relativo a uma nova filosofia e estilo de jogo imposto por Jesus que aposta numa mentalidade atacante, pressão alta e ritmo de jogo alto, aproveitando também a diversidade de opções do plantel. Será desta vez que o Benfica conseguirá construir a tão desejada cultura vencedora que permitirá a regularidade de vitórias e o arrecadar de troféus? Os nossos leitores confiam que sim mas só o tempo o dirá. Obrigado pela vossa participação.

4 comentários:

  1. Estou retribuindo a visita ao meu BLOG DO MANUEL (http://manueloliveira2000.blogspot.com)
    Gostei do visual e dos conteúdos publicados. Força!
    Já agora sugiro uma troca de links dos nossos blogs e "seguir" um ao outro.
    Aguardo nova visita se estiverem de acordo.
    Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
  2. Promessa cumprida. Colocado nos meus "Links Desportivos", barra lateral direita, abaixo dos "favoritos gloriosos".
    Obrigado pelo elogio!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me no comentário anterior de perguntar, ainda não estão a seguir o meu blogue pois não?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Já nos colocamos como seguidores do seu blogue. Abraço e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar