segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Portugal precisa de um Benfica forte

Ao olhar para a imprensa desportiva diária de hoje, saltou-me à vista a frase de Luís Filipe Vieira (LFV), com que o desportivo “A Bola” faz manchete.

Apesar de ao início me parecer um exagero, algo completamente descabido de qualquer sentido, após alguma reflexão, e depois de ler a entrevista completa, vejo-me obrigado a concordar com LFV.

Clubismos à parte, somos obrigados a concordar que grande parte do país é vermelho e, como diria alguém, quando o Benfica é campeão deixa de haver crise, ninguém se lembra das Euribors, da taxa do BCE, da prestação da casa e até os mercados bolsistas têm tendência a apresentar indicadores positivos.

Com isto tudo, quero lançar uma questão: qual a importância que o futebol tem, ou deveria ter, na sociedade? Tem o futebol a mesma importância em Portugal, Inglaterra, Espanha ou Itália? Podemos relacionar directamente a relação que tem a importância do futebol com o nível de desenvolvimento de um país?

Na minha opinião, o futebol deve ser um entretenimento, algo que nos faça relaxar, algo que nos faça aliviar o stress que o quotidiano nos proporciona e não mais uma fonte de stress, de fanatismo, de loucura e de extremos. Devemos ser capazes de ver um bom jogo de futebol, usufruir do que ele tem para nos dar e analisá-lo de forma civilizada e não de forma totalmente parcial.

Assim, não creio que possamos estabelecer uma relação directa entre o nível de desenvolvimento de um país e a importância que o futebol tem na sociedade – Argentina e Inglaterra, são dois países que se alimentam de futebol, mas que possuem níveis culturais e de desenvolvimento antagónicos - contudo, arrisco a afirmar que uma pessoa com menos habilitações literárias, vê o futebol de uma forma diferente de alguém mais desenvolvida intelectualmente.

Assim, importa sermos capazes de admitir que o Porto tem sido a melhor equipa Portuguesa dos últimos 10 anos e tem levado o nome de Portugal além-fronteiras, da mesma forma que neste momento o SLB pratica um futebol entusiasmante, ao mesmo tempo que o SCP tem uma escola de formação ao nível das melhores do mundo e que o Braga está em primeiro lugar com inteira justiça. Não é por admitirmos isto, que defendemos menos o nosso clube do coração.
Da mesma forma que devemos ser capazes de admitir que Portugal, precisa de um Benfica forte…

2 comentários:

  1. Grande exagero. Portugal necessita é de Leis anti-corrupção no desporto sérias e rigorosas. Acabava-se a mama todo do SLB...e ia tudo dentro

    ResponderEliminar
  2. O que eu me ri com o titulo " Portugal precisa de um benfica forte" ahahahahahah...mas que ganda lool

    Portugal precisa é de mais equipas como o ENORME SC.Braga, para acabar com a mama dos ditos "3 grandes"....

    Abram alas ao Lider!!!!

    ResponderEliminar