terça-feira, 26 de janeiro de 2010

São os “bufos” de Lisboa

Muitas vezes conotado como a “caixa forte” de uma equipa, o balneário costuma ser um local quase sagrado aos olhos de quem dirige. Dali não pode sair nada e livre-se de quem alguma vez se descair. Este é aliás um tema que todos nós gostamos de falar/especular mesmo que nada de relevante se conclua. Vem este meu post a propósito do recente episódio a que (tristemente) assistimos no Sporting. Afinal de contas como deve ser gerida esta área de uma equipa de futebol?

Fazendo uso do folclore habitual, a imprensa desportiva usa na perfeição esta temática para vender e criar polémica. Tornar público eventuais episódios, desavenças ou palestras, é estar a atingir o interior da equipa e isso pode ter consequências sérias no desempenho futuro. Acredito que grande parte do que sai cá para fora é mentira mas, o que é certo, é que há meios informativos que conseguem obter informação tão pormenorizada que me leva a concluir que alguma coisa de errado se passa. Serão os “bufos”?!

Se há coisa que sempre admirei no FCPorto foi a capacidade de gerir todos os temas de forma interna. Por mais delicados que eles sejam, por mais especulações que possam haver, o balneário do FCPorto funciona mesmo como uma caixa forte. A tal organização de que muitos falam parece começar pela forma hábil como é gerido o que se passa entre jogadores, equipa técnica e dirigentes. Por seu turno, o Benfica tem a meu ver conseguido normalizar esta situação, embora que de forma intermitente. José Veiga primeiro e Rui Costa mais recentemente, têm conseguido devolver uma certa estabilidade que não deve ser fácil, dado todo o destaque que é dado ao clube.

Finalmente o Sporting. Embora muitas vezes tenha sido vítima de notícias que visam claramente desestabilizar o clube, o Sporting tem sido a meu ver mais culpado que vítima. Tem-se tornado mais que evidente que a estrutura directiva leonina não está a conseguir manter o balneário blindado, existindo pessoas a falar depressa e demais. É muito estranho saber-se de forma tão “natural” e rápida tudo o que se passou entre quatro paredes onde (digo eu) só estariam jogadores, equipa técnica e alguns dirigentes. Não adianta estar a especular quem possa ser o “fala barato(?)” porque isso em nada contribui. Importa antes de mais olhar para dentro, perceber que medidas podem ser tomadas e ponderar muito bem cada passo que é dado no clube.

Por tudo isto começo a acreditar no que Paulo Bento defendia!

Eu não acredito em “bufos” mas que os há…

1 comentário:

  1. Muito bom post, onde tocas nos pontos fulcrais e decisivos para o sucesso do FCP.

    é por estas e por outras que o Sporting e o Benfica perdem muito a sua credibilidade. Funciona nos clubes de lisboa, mais o individualismo e ambição pessoal, em prejuizo do clube...

    ResponderEliminar