quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vitória de Guimarães – uma religião!

Falar do Vitória, é falar de um povo que sabe estar na vida de forma única, de um povo que vive o futebol como se fosse a sua família, a sua casa. Costumo dizer que ser Vitoriano é pertencer a uma religião e não é Vitoriano quem quer: é preciso senti-lo.

Não aprecio certos comportamentos que alguns adeptos do Vitória têm mas, de uma forma geral, aprecio e invejo a forma como apoiam a equipa, como empurram a equipa para a frente e a forma como só eles conseguem transmitir aquele sentimento nobre de gostar do clube porque é o “nosso” clube, como eles tão orgulhosamente dizem…

Pessoalmente, conheço muitos Vitorianos e, só falando com eles sobre o clube , vendo o brilho deles nos olhos, sentindo a emoção deles ao recordar determinado encontro, o orgulho que sentem ao exibir o cartão de sócio, conseguimos ter um pouco a noção do que é afinal ser Vitoriano. Na minha modesta opinião, são a melhor e mais verdadeira (em termos de sentimentos) massa associativa em Portugal! (peço desculpa a todos os adeptos, inclusive os adeptos dos não sei quantos milhões, que se dizem o maior clube de Portugal e arredores mas, sejamos unânimes: não há povo como o Vitoriano).

Outro aspecto que me faz inveja (sim, confesso, às vezes gostava de saber o que é ser Vitoriano!) é a forma contagiante como quem trabalha ou trabalhou lá sente o clube. O mais recente exemplo é Manuel Cajuda, alguém que fez um trabalho notável no clube. Apesar de ter saído do clube de uma forma algo turbulenta, ainda hoje demonstra um especial carinho por aquele clube nas entrevistas que dá. Aliás,tem orgulho em dizer que, tal como os Vitorianos entoam numa das músicas mais fantásticas que deles conheço (e que só faz sentido ser cantada por eles…), “aconteça o que acontecer, somos Vitória até morrer!”. Todos pensamos que estaria a fazer bluff mas, de facto, passado este tempo todo, o Vitória continua bem dentro dele e sobretudo não esquece o povo Vitoriano. Fala destes adeptos com um carinho e uma admiração únicas, com saudade, e com vontade de regressar um dia a uma casa onde alguém viveu o futebol de forma mais intensa do que ele.

PS: aproveito apenas para dizer que referi sempre Vitória pois sei que é assim que gostam de ser tratados. Sei que, uma vez, um membro da claque do Vitória ficou extremamente chateado quando o adjunto de Cajuda, numa conferência de imprensa, se referiu ao clube como “Guimarães”. Para eles o clube é o Vitória e não o Guimarães.
PS1: Pese embora o grande respeito que tenho por todos os leitores que nos seguem, não sintam ciúmes e inveja com este texto que é inteiramente dedicado aos Vitorianos. Apenas quero prestar a homenagem devida pela forma como vivem o clube.

Com todos os excessos e loucuras, admiro-vos assim!

Continuem, o Futebol precisa de vocês!

78 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo.
    Estás convidado a aparecer no D. Afonso Henriques, ou num qualquer estádio algures por aí e juntar-te a nós.
    Com li um dia num cartaz feito por um adepto do Vitória a nós "O QUE NOS MOVE NÃO SÃO AS VITÓRIAS, MAS O VITÓRIA", ou um que dizia "ATÉ AO FIM DO MUNDO", ou para finalizar, esse do Zé-Zé "ADEPTOS COMO NÓS NÃO HÁ".

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Há coisas na vida k sao inesplicaveis...
    Lutamos,sacrificamo_nos,para te ver até onde for preciso,e o AMOR É sempre o mesmo....
    Deitamo_nos,levantamo_nos,a pensar EM TI,uma DOENÇA k nao há palavras para te escrever caro leitor...
    Só kem o vive e o sente é k sabe o k realmente sentimos....
    Hoje perdemos,amanha ganhamos mas o o AMOR AUMENTA cada vez mais...
    SE UM DIA O NOSSO VITORIA LEVANTAR KUALKER CANECO MUITA GENTE "MORRERA" DE ALEGRIA....
    ANTES DE NOS CRITICAREM SUPEREM_NOS...
    SÓ TU VSC.....ATE MORRER.G1922

    ResponderEliminar
  3. Para primeiro quero agradecer por escreveres sobre o vitoria em nome de todos os vitorianos!
    Pelas tuas palavras, entendes muito bem a nossa forma de estar e viver o nosso vitoria, realmente estou de acordo com o que disseste e, é a mais pura verdade!
    Ser do vitoria é algo unico, inexplicável, e só quem lida conosco é que vê isso, ou quem vir um jogo entre nós certamente também ficará contagiado.
    Na minha opinião, nós somos assim porque já vem dos nossos antepassados, o grande D. afonso Henriques, parece que ganhamos os genes dele, este nosso bairrismo, as vezes exagerado confesso, mas nós somos assim, tudo o que tenha o nome de Guimarães em causa nós defendemos de unhas e dentes, o Vitoria Sport Clube é o nosso grande AMOR!

    Obrigado mais uma vez pelo teu artigo está excelente, e amigo se alguma vez quiseres ver algum jogo do vitoria, isto se fores de longe ou algo assim, podes contactar e arranjo te bilhete e tudo...romeunovais@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo texto. Sabe muito bem lê-lo. Acho que principalmente depois de derrotas como a de ontem, é sempre preciso ler algo que nos dê alguma espécie de alento, e foi o caso.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Excelente texto meu caro. Confesso que fiquei com a lágrima no canto olho. Como diz o Carlos Ribeiro depois da derrota de ontem sabe bem ler um texto destes. E eu sei muito bem do que estou a falar. Sigo o Vitória desde pequenino, fiz parte na adolencencia de uma das claques (FUNDADORES) e agora tenho a possibilidade de juntar o útil ao agradável porque faço os relatos radiofónicos do meu clube para uma rádio local (www.radiofundacao.net). Sofro como ninguém nas derrotas e vibro com as vitórias. Grande abraço deste vitoriano. Ricardo Lopes

    ResponderEliminar
  6. Obrigado. Pelo Vitoria por Guimarães SEMPRE

    JR

    ResponderEliminar
  7. De facto, fabuloso! Enorme. Nada melhor do que ler um texto destes, falando do nosso querido e ENORME clube, Vitoria S.C.

    É com orgulho que digo, SOU VITORIA ATÉ MORRER.

    Obrigado mais uma vez pelo texto.

    Saudações VITORIANAS.

    ResponderEliminar
  8. Já tem honras no meu blog: www.1mododevida.wordpress.com

    Os meus parabéns pelo texto

    ResponderEliminar
  9. Acho que nem um vitoriano diria melhor :) Obrigada e parabéns pela escrita, está profundo. Aqui fica um blog a visitar mais vezes.

    ResponderEliminar
  10. "Aconteça o que acontecer sou do Vitória até morrer!"

    "Guimarães, aqui nasceu Portugal"

    25 anos de vida... 25 anos de sócio!

    ResponderEliminar
  11. Sempre profundo este Tres, maior ta tudo??
    Eu que sou aqui da perto da zona de Guimarães, ou seja, a freguesia vizinha á é Guimarães, sei a paixão que os vitorianos sentem pelo clube, mas também sei o quanto podem ser fanáticos no mau sentido, mas, e realço o ma, se todos os clubes de dimensão inferior à dos 3 grandes tivessem adeptos como eles, o futebol português era um dos grandes do panorama mundial, isso sem dúvida, goste-se ou não deles (como é o meu caso).

    ResponderEliminar
  12. hugo vilas boas21 janeiro, 2010 14:27

    Vitóooriaaaaa até morrrerrrrr!!!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia meu caro,

    O seu artigo é de facto notável, mostra em pouco espaço uma pequena parte na nossa realidade.
    Na minha actividade profissional tenho tido a oportunidade de falar com centenas de pessoas desde particulares a empresários e a pergunta mais frequente é, "o que vocês sentem para ser assim", a minha resposta por vezes não responde á pergunta, mas o brilho dos meus olhos quando se fala no meu querido Vitória é sem dúvida a melhor resposta para quem quer perceber esta magia.
    Eu sou casado á 10 anos e ainda hoje a minha esposa não entende o meu Vitorianismo. Eu digo sempre que o Vitória é parte da nossa família e quando o Vitória está triste ou doente nós ficamos doente também. O Vitória está no sono, ao pequeno-almoço, ao almoço, ao jantar, no café e até nos negócios.
    É assim meu caro, o nosso querido Vitória, e de facto não é, "Guimarães", é Vitória.

    Viva o Vitória,

    António Lopes, Amigos Vitória.

    ResponderEliminar
  14. Que texto *.*
    Perfeito, perfeito, perfeito é andar de Afonso ao peito ;)

    ResponderEliminar
  15. É a realidade escrita e falada e dita por um não Vitoriano ainda sabe melhor.
    Aquela tarja está desactualizada. Já não é ""Adeptos como nós não há"", é Roubados como nós não há.
    Saudações Vitorianas.

    João

    ResponderEliminar
  16. A melhor forma de saber o que é ser Vitoriano é juntar-se a nós. Tenho a certeza que se um dia vir um jogo no nosso meio vai sentir-se tão apaixonado que irá atrás do Vitória onde quer que ele vá.
    Os adeptos do vitória tem frases fantásticas umas delas foi mostrada no estádio da luz e demonstra o amor Vitoriano “Se jogasses no céu morria só para te ver jogar”.

    ResponderEliminar
  17. Olé Vitoria Olé!

    grande texto :D

    ResponderEliminar
  18. ´´SEMPRE 100% VITÓRIA``


    cb.

    ResponderEliminar
  19. Bem, este texto está qualquer coisa!
    Foi com o maior dos orgulhos que o li, é algo de extraordinário ler uma coisa na qual nos encaixamos perfeitamente e saber que há sempre alguém que tem uma pequena noção daquilo que somos, não do que sentimos porque isso só mesmo quem o tem dentro de si. É inexplicável! Obrigada pelo texto, pela homenagem. ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

    ResponderEliminar
  20. Um texto , fantástico *.*
    Ser Vitoriano é mesmo pertencer a uma religião . É uma familia , é a nossa casa , é a forma como nos sentimos mais felizes ! E que venham quem quiser vir , porque nós não deixaremos de gostar do nosso clube , porque é um amor verdadeiro ! É preciso senti - lo . É um sentimento que vai alèm fronteiras , que por muito que queiram não se destròi ! É o único amor que eu consigo e sei afirmar que é VERDADEIRO .
    É aquele brilho nos olhos , é aquele aperto no coração sempre que perdemos um jogo mas aquela vontade de dar ainda mais apoio * Porque sabemos que eles , mais que ninguém , merecem , dão o litro a cada chuto na bola .
    Recentemente disseram - me : "Nunca vi rapariga que sofresse tanto por futebol como tu!" , eu sofro pelo meu clube , sofro pela minha verdadeira e mais forte paixão , por aquilo que me faz realmente feliz *.* Apenas eles são capazes de me por com um brilho nos olhos que é fantástico , apenas eles são capazes de me fazerem sorrir quando mais nenhum ser o consegue . Não importa mais nada ! São 90 minutos a sofrer desesperadamente pela vitória , 90 minutos que parece que o coração pára e só volta a bater quando a bola entra na baliza , é o coração que parece parar e fica ali um enorme aperto no coração , um nó na garganta que é impossivel de ser desatado ! É impressionante a forma como respiramos , todos nós , futebol , VitoriaSportClube ! É simplesmente a nossa vida , são simplesmente eles que nos proporcionam os melhores momentos da nossa vida , são apenas eles *.*
    Cada momento , cada grito , cada desespero , cada lágrima , cada sorriso , cada brilho no olhar , cada sentimento , cada jogo , é tudo tão especial , tudo tão bonito , tudo tão perfeito *.*
    Se somos Vitorianos , somos tudo (':
    Aconteça o que acontecer , VITÓRIA ATÉ MORRER (L)

    * O texto está mesmo fenomenal ^^

    ResponderEliminar
  21. http://futebolstorming.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. adepto vitoriano21 janeiro, 2010 22:02

    Vim aqui parar através do link colocado no Vimaranes, e quero agradecer ao autor estas palavras que nos incentivam ainda mais.
    O povo vitoriano é um povo sofredor, mas é um povo de grande crença e energia, um povo autêntico e exuberante.
    Aconteça o que acontecer, serei Vitória até morrer!

    ResponderEliminar
  23. Parabens pelo texto. Fiquei sem palavras sinceramente. Não há palavras para descrever o que nós sentimos pelo o Vitória. O Vitória está bem nós estamos bem, o Vitória está mal os dias seguintes são maus. Vivemos consoante está o Vitória. Ainda hoje me questiono que sentimento é este que eu sinto pelo o Vitória? O que nos faz crer ser Vitoriano? É tudo, é amar, é cantar, é chorar, acreditar é tudo de bom ser Vitoriano. O Vitória está na nossa cabeça, no sangue, ta em tudo nao saí da nossa mente. É brutal este sentimento que nós sentimos. E só quem é um Vitoriano é que o pode sentir. Tenho colegas que me dizem que sou fanatico demais. Mas eu aí digo : Eu nao tenho culpa é Ele que me faz feliz, é por Ele que eu sofro e que me faz sentir assim e muito bem!!! Como diz aí um amigo estes sao genes de Conquistador do nosso pai: D.Afonso Henriques. O Conquistador =)

    Nascer com o Vitória, Viver com o Vitória, Morrer com o Vitória.

    ResponderEliminar
  24. Nas alegrias ou nas derrotas, SOMOS VITORIA ATE MORRER!


    FANS 1922!!!

    ResponderEliminar
  25. Ninguem sabe mesmo o que e ser do vitoria, só nós sabemos. FORÇA VSC !

    Grande texto.

    ResponderEliminar
  26. Não posso desde já agradecer, este fantastico artigo sobre o meu club. Vivo em Braga há mais de 20 anos, mas nasci em Guimaraes, sou dequeles que posso dizer que sou do VITORIA desde pequenino e com imenso orgulho, o meu filho de 7 anos tambem já é sócio e acompanha-me sempre que o vitoria joga. E posso afirmar que nem os adeptos do Liverpol conseguem ser mais fanaticos do que os adeptos do vitoria. Quando a vitoria caiu de divisão, levei a minha mulher (Bracarense) a ver o cordão humano, e foi ai que ela disse " de facto voçês são um club que faz arrepiar a espinha-eram cavalos, motas, autocarros etc... nunca vi uma coisa assim...não sendo o meu club tenho de admitir que voçês são muito diferentes de todos os outros". Somos um povo ha semelhança do nosso Rei, orgulhosos do nosso emblema e das nossas cores.
    OS ADEPTOS DOS OUTROS CLUBS SÃO DOS 3 GRANDES, SER DO VITORIA NÃO É FACIL, POR QUE NÃO GANHA TITULOS, "MAS SOMOS DO VITORIA ATÉ MORRER".

    Grato pelas tuas palavras simpáticas, estás convidado para visitar o nosso estádio, para sentir o que é o vitoria e o futebol, é só contactar e arranjo-te bilhete, cachecol, bandeira, luvas, e ainda um boné. jose.xavier2002@live.com.pt

    ResponderEliminar
  27. Boa Noite.
    Sou um Vitoriano verdadeiro, mas nunca escrevi nos blogs vitorianos. Recordo que leio estes blogs todos os dias.
    Tens razão quando dizes que ser vitoriano é uma forma de viver, uma forma de estar.
    Agradeço este magnifico texto relativo ao meu vitoria.
    " Morreria para te ver jogar no ceu"
    Intervaz

    ResponderEliminar
  28. Parabéns, pelo excelente texto...

    Sou Vitoriano desde que nasci...e foi das coisa mais bonitas que li...

    Relembro a todos os Vitorianos um refrão do Dino Freitas...

    "Sejas ultimo ou primeiro terás sempre Guimarães inteiro...a puxar por ti Vitória...

    José Ferreira
    Sócio do Vitória

    ResponderEliminar
  29. Desafio as claques oficiais e todos em geral e o nosso presidente a organizar um cordão humano, para apoiar a equipa para se classificar para a liga europa, para sentir toda aquela alegria, e afastar a "crise". Um abraço... e também o meu amigo fica desde já convidado.

    ResponderEliminar
  30. Para os vitorianos só digo uma coisa....

    LIDER----» 18Km

    ohhhhh Abram alas ao Lider, abram alas ao lider, abram alas ao lider, abram alas ao lider!!!!!

    Bracarense eu sou e em 1º eu vou aleez aleez !!!!

    ResponderEliminar
  31. Notável o texto, notável a lembrança de o escrever ontem, notável a prestação dos adeptos mais uma vez em grande número e em apoio em Vila do Conde, notável o blogue Vimaranes que me encaminhou a este blogue. notável os que escreveram no poste, um deles me pôs com pele de galinha. Nem mais nem menos o comentário do Miguel de Braga, um Vitoriano dos duros.
    AMO-TE VITÓRIA

    José Carlos, um sócio que reclama por uma mudança no Vitória. Gostava de ter um presidente a sério e com tomatões.

    ResponderEliminar
  32. Para o bracarense...não é com o teu mal que vivo...mas lembro-te quanto maior for o teu sonho...maior será o teu pesadelo...
    Deixa-te andar...

    José Ferreira
    Sócio do Vitória

    ResponderEliminar
  33. Parabens pelo texto e obrigado pelas palavras....sinceras e verdadeiras

    ResponderEliminar
  34. Antes de mais, gostaria de agradecer as opiniões e comentários de todos vocês.

    Aproveito contudo, para dizer que os elogios que tecem ao texto, são um reflexo da vossa grandiosidade que por vezes podem não se aperceber. Essa grandiosidade está retratada no artigo sem nenhum exagero, apenas retratando a realidade tal como ela é.

    Não escrevi o artigo com o intuito de ser popular ou obter muitos comentários, mas apenas expressar a minha opinião verdadeira acerca de uma maneira de estar na vida que aprecio imenso.

    Assim, todo o “sucesso” deste texto deve-se a vocês, à vossa grandeza e à forma como vivem tudo o que seja relacionado com o vosso clube, com o vosso Vitória!

    Esse modo de vida entusiasta ficou mais uma vez provado aqui. Não no que foi escrito por mim, mas na forma como o comentaram e expressaram as vossas emoções de forma absolutamente fantástica, onde todos nós nos apercebemos através de cada palavra vossa a intensidade com que amam o clube.

    O blog agradece a vossa participação.

    Um Obrigado muito sentido!

    Tres

    ResponderEliminar
  35. sabe mesmo bem ler este texto depois de uma derrota muito dolorosa como a de ontem e saber ainda que ainda a pessoas sinceras que mesmo nao sendo do vitoria admitem que nao a ninguem como nos. e como dizes no texto para PARA SER VITORIANO NAO BASTA QUERER E PRECISO SENTIR
    abraço dos nuf

    ResponderEliminar
  36. se jogasses no ceu morria pra te ver!!

    FORÇA VITÓRIA!!!!

    ResponderEliminar
  37. O Guimaraes é um grande clube e tem uns adeptos únicos

    parabens pelo post

    ResponderEliminar
  38. eternamente bairristas...
    eternamente vitória...


    somos e seremos Ultras § Vitória !!!

    fumar charutos
    queimar chamom

    para gritar por ti campeão
    todos malucos

    nós estaremos força Vitória
    por ti cantaremos

    ResponderEliminar
  39. AINDA NOS AGRADECE SENTIDAMENTE? NEM PENSE, SOMOS NOS QUE ESTAMOS GRATOS POR NOS DESCREVER COM TANTO BRILHANTISMO.
    ESTE NÃO É SE QUER MAIS UM COMENTÁRIO, É ANTES O APREÇO PELO SEU ARTIGO, AO MEU, NOSSO VITÓRIA.

    ResponderEliminar
  40. Obrigado ao FutebolStorming pelo post.
    Vem numa boa altura, já que os últimos tempos não têm sido fáceis em Guimarães.
    A ver se anima o pessoal
    Vitória!

    ResponderEliminar
  41. …VITÓRIA ATÉ MORRER…. Por mais alegres k possamos ser, por ele choramos, com ele sofremos; Por ele “perdemos a cabeça”, berramos gritamos e desesperamos inutilmente sentados nas cadeiras do estádio ou “colados” a um ecrã, sem nada poder fazer para que, dentro do campo, as coisas se alterem quando assim o desejamos…. E valerá realmente a pena???????? Independentemente do lado possitivo que, realmente, possa ter, valerá, de facto, a pena: os sacrifícios, o sofrimento, o desespero, as noites mal dormidas, o tempo dispensado, o dinheiro envolvido e a incompreensão dos outros. Afinal o que ganhamos nós com isto??????????????? Pois bem, talvez muitas pessoas se interroguem há cerca destas questão. Simplesmente não entendem, não sentem, não vivem, não amam Por algum motivo SOMOS ÚNICOS, por alguma razão nos distinguem dos demais e nos consideram os melhores adeptos do pais. Detestados e invejados por uns, venerados e elogiados por outros, no entanto, conhecidos por todos pela diferença que nos caracteriza! Adeptos como nós não há Uma cidade Um clube Uma paixão Temos orgulho em dizer somos VITÓRIA ATÉ MORRER!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  42. Tudo o que está escrito è verdade um vitoriano respira Vitória.
    É como uma relegiao é a ele que me agarro quando tou triste ou quando estou contente.
    É ele me me faz cometer loucuras.
    ...
    Olho para o simbolo e não me arrependo de nada!!

    Mais que amor á pátria amor ao Vitória!!

    ResponderEliminar
  43. Este texto é o retrato fiel dos sócios do VSC.
    Sou sócio há cerca de 40 anos e jamais esquecerei o dia em que pela primeira vez chorei pelo meu clube.
    Chorei de raiva e impotência, num jogo em que poderiamos ter a primeira taça de Portugal, mas um grande ladrão saiu-nos ao caminho no estádio das Antas de má memória, chamava-se ele António Garrido, esse vendido ao clã Loureiro, no celebérrimo Boavista-Vitória.
    A partir desse dia, jurei que nada nem ninguém seria capaz de afastar o meu amor pelo clube.
    Nunca mais nenhum árbitro, mesmo desonesto, será capaz de derrubar um verdadeiro Vitoriano, por isso entendo perfeitamente que ainda existe gente que não gosta de nós por sermos únicos.
    Não é por acaso que o nosso símbolo ostenta orgulhosamente, o nosso primeiro Rei, ao contrário de outros emblemas que ostentam apenas animais nos seus símbolos.
    Vitória Para Sempre
    Cumprimentos
    S. Guimarães

    ResponderEliminar
  44. Este texto sintetiza o que somos. Amor á cidade e AO Vitória. Fidelidade ao REI.

    Por alguma razão não há filiais de nenhum clube que não seja o Vitória. Em Guimarães é obrigatório ser-se de um só clube. E chega.

    Muitos parabéns e cumprimentos aos Vitorianos que deixaram neste post o seu pensar, porque demostraram o que são. FIEIS e GRATOS.

    ResponderEliminar
  45. Afecto e amor clubista. Somos únicos!

    Vitória até morrer!

    ResponderEliminar
  46. Vivo há 17 anos a 80 km´s de Guimarães e em terra de PAROLOS, adeptos de clubesa estranhos à cidade, tenho orgulho em dizer: SOU VITORIA ATÈ MORRER!

    ResponderEliminar
  47. http://nobercodeportugal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  48. Enquanto Vitoriano incondicional agradeço o comentário e o reconhecimento feito por alguém exterior ao nosso mundo Vitoriano. Está muito bom, muito próximo da realidade! Não precisamos de ganhar para ser grandes não se entenda isto como falta de modéstia - mesmo sem ganhar títulos olho em redor para o futebol nacional e sinto-me adepto de um verdadeiro GRANDE. Por isso, quando me perguntam qual dos grandes é o meu preferido eu respondo: "O GRANDE VITÓRIA, É CLARO"

    P.S. - Quando digo que não ganhámos títulos refiro-me apenas ao futebol profissional porque afinal ainda muito recentemente ganhamos a Taça de Portugal de Basquetebol e o Campeonato Nacional de Voleibol - e até nestas modalidades somos milhares a assistir aos jogos!

    Saudações vitorianas e, como sempre...
    Aconteça o que acontecer somos Vitória até morrer...

    ResponderEliminar
  49. Sim, o vitória é uma religião, mas não é a minha. Felizmente nasci com uma cabeça acima dos ombros.

    ResponderEliminar
  50. "Voces teem titulos, NOS TEMOS PAIXAO"

    "Adorado por poucos, Odiado por Muitos, RESPEITADO POR TODOS"

    Vitoria ate morrer

    ResponderEliminar
  51. apenas uma coisa errada ..... vitória não é até morrer... cada vitoriano sente o mesmo..


    VITÓRIA ATÉ DEPOIS DE MORRER...

    ResponderEliminar
  52. Anónimo das 22,49, o facto de ter uma cabeça em cima dos ombros, não quer dizer que seja inteligente, os símios também a têm.

    ResponderEliminar
  53. Não sendo adepto do Vitória e não simpatizando propriamente com o clube. Admiro bastante a garra e o amor que os seus adeptos sentem pelo clube. Porque como vi escrito em algum lado, não é facil ser adepto de um clube pequeno (atenção que nao estou a questionar a dimensão do VSC).
    A umas semanas estava com um grupo de amigos na conversa e a conversa era sobre futebol, lá esta. Falavamos de rivalidades, eu sou sócio e adepto do Benfica e um dos meus amigos que estava na conversa é membro da claque dos Super Dragões, e diz que até hoje nao encontrou adeptos mais fervorosos pelo clube que os Vitorianos. Disse inclusivé que ficou pasmado quando num jogo entre VSCxFCP quando estava num restaurante em Guimarães com o pai, fizeram o pedido mas não o atenderam, e foi-lhe dito que enquanto nao tirasse o cachecol do porto nao o atendiam porque aquilo era uma afronta.
    Bem isto secalhar não tem muito significado, mas admiro-vos.
    Anh quanto ao meu amigo dos super dragões, fui com ele ver o Benfica x Porto, no passado dia 20 de Dezembro de 2009, a Luz. Fui no meio da claque dos super, obviamente não me identifiquei como adepto do Benfica mas tambem nao vesti as cores dele e nem cantei nada. Mas por dentro fiquei feliz da vida e apesar de apanhar uma molha GIGANTESCA adorei ver a cara deles!
    Quanto ao jogo deste fim de semana obviamente nao vos desejo sorte pois jogam contra o meu clube, mas de resto desejo a melhor das sortes.
    PS: Tive pena que tivessem sido eliminados na Taça de Portugal, pois torcia por vocês, fomos eliminados por vocês e ser eliminado pelo vencedor da prova é sempre diferente.
    O vosso clube merece titulos.
    Parabens pelo vosso amor incondicional =D

    Já agora uma notazinha de uma adepta que citava aqui a frase "Se jogasses no céu morreria só para te ver jogar" como sendo do VSC, essa frase não é ou era originalmente da Mancha Negra? Lembro-me de ver isso a 1ª vez em Coimbra.

    ResponderEliminar
  54. Essa frase apareceu de facto em Coimbra, mas na bancada onde se situavam os adeptos do Vitória, na época 07/08.

    ResponderEliminar
  55. Ok. Estou agradecido pelo esclarecimento =)

    ResponderEliminar
  56. Parabens plo texto
    Vem ver um jogo no Nosso meio

    Ouçam bem...
    A força da Nossa voz...
    O Vitória somos Nós...
    Até morrer...

    ResponderEliminar
  57. V.s.c é o melhor clube do mundo.
    É COM ORGULHO
    QUE VISTO O BRANCO
    É COM RESPEITO QUE ME VêS
    E BATE FORTE CÁ NO MEU PEITO
    I É POR ISSO QUE EU CANTO ALÉ
    VITÓRIA ALÉ...................

    ResponderEliminar
  58. somos unicos
    VITÓRIA ALÉ

    ResponderEliminar
  59. Eu sou um nome na história.
    Eu sou Vitória com emoção!
    Eu sou um grito de glória !
    Eu sou vitória com o coração!!!!!!!

    ResponderEliminar
  60. - Em nome de todos os adeptos do Vitória, teríamos de te agradecer por estas palavras, que no fundo retratam um pouco do nosso amor pelo VITÓRIA !
    VITÓRIA é amor, é paixão, é vida !
    Com ele e para ele, sempre (L)
    Não dá pra explicar a emoção que sinto em cada jogo, ganha ou perca, vê-los jogar é um sonho, é uma emoção.
    Não vai existir NUNCA alguém que me faça desistir deste clube, desta paixão!
    Já chorei por este grande clube, já sorri por ele *.*
    o uqe nós sentimos pelo VITÓRIA é paixão, é amor, e não é só quando ganha, é SEMPRE, incondicionalmente.
    O VITÓRIA nunca irá sozinho, os seus adeptos estarão sempre lá !
    - Ontem, hoje e sempre: AMO-TE VITÓRIA <3

    ResponderEliminar
  61. Um dia, quando era pequena, vi a emoção de um jogo do VITÓRIA - apaixonei-me incondicionalmente por este clube!
    Com irmãos portistas, lutei sempre por este AMOR!
    Sou sócia já há alguns anos e para mim o VITÓRIA é VIDA !
    Vivo com ele e para ele !
    Detesto e não suporto ouvir criticar o VITÓRIA, porque por mais que falem nunca nos conseguirão superar, nunca conseguirão superar a nossa garra, a nossa paixão, o nosso amor !
    A uma única voz, somos VITÓRIA até depois da morte, incondicionalmente!
    Têm os títulos? Óptimos pra vocês! Nós temos o AMOR , a DEDICAÇÃO , a LEALDADE !
    O VITÓRIA nunca caminhará sozinho !
    Com ele e para ele, SEMPRE !
    AMOOOOO-TEEEE VITÓRIAAA <3

    ResponderEliminar
  62. - Vieram-me lágrimas aos olhos ao ler este texto, porque retratam tão bem o meu sentimento (...)
    O VITÓRIA, é a minha maior paixão !
    Cada jogo, cada olhar, cada momento, cada riso, cada grito, cada música, cada choro, cada arrepio, cada ansiedade, cada golo .. é tudo tão especial , especial à nossa maneira !
    Sou uma rapariga e tenho 15 anos ! Sou sócia do VITÓRIA já alguns anos, e tenho imensas recordações de me dizerem: "tu és mesmo maluquinha pelo VITÓRIA!" Sinto-me feliz por ouvir isso, porque é sinal que o amor que sinto por este clube é reconhecido ! Quando já nada me consegue animar, vem o fim-de-semana e um jogo do VITÓRIA (: Conseguem sempre pôr-me um sorriso na cara , conseguem sempre fazer-me feliz, nem que seja só por 90 minutos !
    Podem dizerem e fazerem o que quiserem, mas eu nunca desistirei do VITÓRIA, nunca o abandonarei.
    Hoje, amanhã e sempre, sou VITÓRIA com todas as letras, com todo o sentimento . É verdadeiro *.*
    Caminharei sempre por este clube, por este motivo de viver !
    É VITÓRIA, É AMOR !
    AMOOO-TEEE VITÓRIAA (L)

    P.S. Muito obrigado ao autor deste texto !
    É um texto fantástico , emocionou-me !

    ResponderEliminar
  63. Continuo a admirar demasiado este texto, está tão perfeito.
    Obrigada por o teres escrito, do fundo do coração e com um carinho especial. Nós somos realmente único e ainda me arrepio depois de tanto tempo a ouvir um estádio inteiro a cantar "Aconteça o que acontecer sou do Vitória até morrer"
    Com carinho vimaranense,
    Raquel Ferreira. *

    ResponderEliminar
  64. se nao viver para te ver a ganhar um titulo ai sim irao acontecer coisas estranhas no nosso estadio .guarda redes atados aos postes , bolas com trajectorias estranhas,arbitos com a boca a sangrar etc.os meus filhos e amigos dirao com certeza ......la esta o mauricio a fazer das dele
    os vitorianos nao morrem......

    ResponderEliminar
  65. ser do vitória não se explica sente-se... eternamente vitoria <3

    ResponderEliminar
  66. José Fernandes22 abril, 2011 14:58

    Vitória Sempre!

    ResponderEliminar
  67. Rodeados por inimigos. Rodeados por gentalha que não amam a sua própria Pátria,rodeados por jornalistas, dirigentes, politicos e pessoas comuns...estamos sós de norte a sul de Portugal. Ninguém gosta de nós. Destilam ódio contra nós, e nem imaginam a força que daí tiramos. Contra tudo e contra todos, assim nos manteremos para todo o sempre.
    Somos de Guimarães a cidade mais bonita de Portugal e do Vitória o único clube que só Deus e os Vitorianos entendem...
    1º Vitória 2º Portugal 3º Todos que jogarem contra equipas que nos odeiam...(todos)

    ResponderEliminar
  68. "são a melhor e mais verdadeira (em termos de sentimentos) massa associativa em Portugal! (peço desculpa a todos os adeptos, inclusive os adeptos dos não sei quantos milhões, que se dizem o maior clube de Portugal e arredores mas, sejamos unânimes: não há povo como o Vitoriano)."

    sem duvida um texto sentido, e com muitas verdades ! não foi preciso falar mal de ninguem, simplesmente expor as nossas virtudes (que nao são poucas) ! exelente trabalho sem duvida ! :)

    p.teixeira

    ResponderEliminar
  69. este texto está simplesmente fantástico !
    amei mesmo !

    ACONTEÇA O QUE ACONTECER , SOMOS VITÓRIA ATÉ MORRER !

    ResponderEliminar
  70. não dá para explicar, só sentindo mesmo, VITÓRIA SEMPRE

    ResponderEliminar
  71. Grande texto! Obrigado

    ResponderEliminar
  72. VITÓRIA SPORT CLUBE hoje, ontem, SEMPRE!!! Cumprimentos de Leiria! :D

    ResponderEliminar
  73. adeptos como vos nao ha? pensando bem... enganarem-se animais como voces nao ha...cobardes... apedrejar carros e mandar paralelos? que adeptos sao estes? nao sao adeptos. adeptos sao aqueles que dao força e apoiam o clube nao apedrejam carros nem atiram paralelos ao ponto de levar um adeptos do clube adversario á hospitalização... Queriam guerras vinha de mano a mano nao se escondiam a atirar pedras. GANHAI VERGONHA, CRESÇEI... TIRA-SE A VIDA ASSIM A UMA PESSOA E JA ESTA? QUE APOIO TEM A VOSSA EQUIPA AO VOS ANIMAIS FAZEREM ISTO? QUEREIS SABEM O QUE? SEREM FALADOS SEUS PORCOS, FILHOS DA PUTA, ANIMAIS, COBARDES, BANDIDOS... QUEM ME PAGA O CONCERTO DO CARRO QUEM PAGA A MINHA HOSPITALIZAÇAO?QUEM? BICHOS DO MATO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º vai para a escola que não entendi metade
      2º não entendemos magrebino, fala português
      3º vê lá se não foram amigos teus da morreira que atiraram pedras para culpar outros.

      Eliminar
  74. Como diz a música.....vsc é minha fé
    Vou cantar por ti até morrer
    Somos do berço de Portugal
    E como nos não ha igual
    O Vitória não é um clube o Vitória é a nossa religião é a nossa pátria é a nossa família....e também não é só no futebol também nas outras modalidades se sente o mesmo seja qual for os sócios estão la para apoiar basta eles terem o nosso Rei ao peito que a gente está la para o defender .....e se o Vitória jogasse no céu eu morreria para o ver jogar isso é certinho .....vsc ❤

    ResponderEliminar
  75. Necessário malta impor se em Guimarães este ano 3 jogos Vitoria foi 3 vezes roubadinhos, ninguém vê isso? Querem que eu tome conta da claque?vivo em Gaia mas tomo co tá da claque ou vou como presidente ponho as coisas direitas. Sinto maior tristeza em Guimarães a malta estar tão pacífica palavra de honrra

    ResponderEliminar