terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sporting: o início do fim?


Serei muito breve nesta minha análise até porque penso que está quase tudo dito e escrito acerca de um dos grandes (?) do futebol Português.

Gostaria apenas de saber a vossa opinião, estimados leitores, acerca de quem é o principal culpado da actual situação do Sporting. Já ouvi opiniões que defendem que a situação já se arrasta desde o tempo de Dias da Cunha, já ouvi “comentadores profissionais” (como o Sr. Rui Santos gosta de se apelidar…) dizer que Paulo Bento ainda tem responsabilidades nesta situação e já ouvi pessoas ilibarem o actual presidente (que, coitado, apenas é remunerado, e teve direito a umas férias merecidas no Brasil, abandonando o seu clube a humilhantes derrotas!).

O camarada e amigo “Cacha” já escreveu sobre o Sporting num artigo recente em que ele diz que é necessário dar voz aos inconformados. Eu, antes de partir para as soluções, prefiro tentar encontrar os culpados, tentar perceber como foi possível o Sporting chegar à situação ridícula em que se encontra (sim, nem que joguem muito bem na Liga Europa, isso não apagará os problemas graves que este clube tem).

Penso que há dois problemas fundamentais neste Sporting que se identificam.

1. É inegável que o plantel tem jogadores de qualidade! No entanto, ninguém pode dizer que Liedson, Moutinho, Veloso, M.Fernandez, entre outros, estão a render o máximo das suas capacidades. A questão é simples: porque é que estes jogadores não rendem?
Talvez pela mesma razão que Di Maria, Aimar e Cardozo não rendiam com Quique Flores…

2. O outro problema, e esse parece-me que JEB é o único responsável, prende-se com a escolha de um treinador fraco. Pode ser um óptimo mestre de tácticas, um óptimo filósofo mas, numa equipa à deriva, penso que é preciso ser um bom condutor de homens, alguém que chame a si a responsabilidade e saiba unir um grupo, que saiba arranjar motivação onde ela já não existe, que acredite quando todos atiram a toalha ao chão, que faça o público acreditar, e acima de tudo, que acredite nele próprio. Carlos Carvalhal nesse aspecto é simplesmente ZERO.

Assim, identificados que estão dois problemas do Sporting, gostava de ler as vossas opiniões. Comentem e digam de vossa justiça: quem são os principais responsáveis por esta crise? O SCP já bateu no fundo, ou isto será apenas, o início do fim?

7 comentários:

  1. O Sporting tem o 4º melhor plantel da superliga e está em 4º lugar, portanto tudo normal....

    Deve terminar a epoca a uns 30pts do 1ºlugar, mas se tiver um bocado de sorte mantêm o 4ºlugar....

    ResponderEliminar
  2. Eles vão acabar por implodir o clube se conseguirem alterar os estatutos or forma a poderem fazer tudo sem autorização dos sócios. Preparem-se para o pior! Será o chavismo roquetteiro no seu esplendor. E aí será irreversível. É o fim do Sporting.

    ResponderEliminar
  3. A crise do Sporting instalou-se com a colagem ao FCP. Este último através do PC tem ludibriado com a sua sabedoria corrupta os dirigentes do SCP. A crise do Sporting vem daí. E enquanto assim fôr, não há volta a dár.

    ResponderEliminar
  4. Caro Lampião!

    Você é demasiado pequenino para "anunciar" o fim do Grande Sporting de Portugal. Eu, que sigo o estandarte verde e branco, seria igualmente pequeno se me pusesse a mandar bitaites sobre o "fim" do SLB.

    De resto, se não fosse sectário, deitava contas ao que ganhou nos últimos 15 anos o SLB e o Sporting Clube de Portugal... Já fez as contas? È capaz de andar ela por ela, não é verdade?

    Ainda assim, um dia terão de pagar os mais de 100 milhões de euros investidos na equipa de futebol nos últimos 3 anos... não é verdade? E até que quando estão empenhadas as receitas televisivas e de publicidade...? Até 2015? 2020?
    Ah, é verdade! O Cardozo vale 50 milhões, o Di Maria 30 e o Coentrão 15! Que paródia!!! Preocupe-se mas é com o seu clube: já começou a vender percentagens de passes de jogadores e a época ainda nem acabou.

    Por fim, uma sugestão: de imparcial este blog não tem nada: devia-se chamar "benficastorming".

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  5. A crise do Sporting começou quando esse grande presidente chamado João Rocha, saiu, a partir daí foi sempre a descer.
    O Sporting está entregue a bandidos de colarinho branco.

    ResponderEliminar
  6. Muitos ainda acreditam nas historias da carochinha e dizem barbaridades tais como:"A crise do Sporting instalou-se com a colagem ao FCP".
    Isso é mesmo que dizer que o Milan e o Inter andam de braços dados. Ouvem estas estorias nos cafés e depois decidem escrever estes belos "poemas"... é de rir mesmo :-)
    O SCP é um grande clube e nao precisa de colagem a quem quer que seja.
    O sr Pedro que procura Ines é que tem razao,cada um que se preocupe com o seu respectivo clube.

    O problema do SCP é a falta de liderança do seu presidente,alguem que ponha ordem naquela casa,alguem que dê um valente murro na mesa e diga:
    - Foda-se BASTA esta merda nao pode continuar assim.

    Saudaçoes,

    P.S. Eu nao sou adepto do SCP

    ResponderEliminar
  7. Qual é a paródia de Cardozo, Di María e Coentrão valerem esses valores? É triste a política de negócios do futebol moderno, mas, segundo esta, esses valores estão, sim, ajustadíssimos.

    O Cardozo tem um valor insubstimável, pelo jogador que é na actualidade. O Di María, além da inegável qualidade que tem, tem ainda uma margem de progressão relativamente grande. O Coentrão igualmente.

    Era o Pepe que valia 30M, o Paulo Ferreira 20M (!), etc etc?

    ResponderEliminar