sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Uma Rivalidade Viciante


O futebol é um jogo de regras simples, no entanto a competição que se trava dentro de um estádio não poderia ser mais complexa. Uma partida de futebol não se resume a uma disputa entre 2 equipas adversárias que tentam marcar mais golos que a outra, é muito mais que isso. Há toda uma aura de rivalidade num jogo de futebol que mexe com as nossas emoções e nos faz gritar de alegria ou de fúria, faz-nos viver intensamente o jogo em que de uma certa forma defendemos a nossa própria identidade.

Em plena semana de competições europeias é frequente ver adeptos portistas a desejar a derrota ao Benfica na Liga Europa assim como também se vê imensos benfiquistas a desejar o mesmo ao Porto na Champions. Muitos questionam se isto será correcto, chegando mesmo a apregoar que é por causa deste tipo de mentalidade que Portugal se atrasa cada vez mais no ranking europeu. Eu não vejo assim. Sim é um desrespeito perante o nosso rival desejar-lhes o mal numa competição que nem envolve a nossa equipa, mas é um desrespeito mais que esperado e natural na minha óptica. O clima de ódio entre os adeptos benfiquistas e portistas na minha opinião é o que dá aquela pimenta agradável ao nosso tão amado futebol.

No dia do próximo embate entre Porto e Benfica, qual será o portista que não pensará noutra coisa senão dizimar os encarnados para depois no dia a seguir atirar na cara do amigo benfiquista mais próximo que afinal o super Benfica de Jesus afinal não é assim tão super? Qual será o benfiquista que não desejará ansiosamente que o seu Di Maria, Saviola e Cardozo espalhe o terror na baliza azul e branca para depois confrontar o portista tristonho que afinal o Glorioso é quem domina? Este conflito Norte-Sul por vezes assume uma proporção tal que às vezes parece que temos a sensação que há uma espécie de guerra civil iminente no país. Todos sabemos que não é verdade, embora as nossas emoções cheguem ao rubro. Lemos os jornais desportivos, os blogs, assistimos aos debates na TV e na Rádio, ouvimos os presidentes dos nossos clubes, vivemos as desconfianças e as polémicas estaladas, chegamos à conclusão que todo o mundo desportivo com toda a sua rivalidade parece quase doentio, porém a verdade é que vai ser um mundo que provavelmente irá continuar a ocupar uma boa parte das nossas vidas, e ainda bem.

Discute-se, zanga-se e insulta-se até mesmo entre família e os amigos mais íntimos por causa do futebol, as pessoas parecem que se transformam em monstros irreconhecíveis quando discutem o lance perdido, o roubo do árbitro, a má escolha do treinador, grita-se, esbraceja-se, perde-se o controlo e por vezes chega-se mesmo a roçar a agressão. No fim as coisas acalmam, muda-se de tema, apertam-se as mãos e voltam os beijos, amigos voltam a ser amigos, família volta a ser família. Foram os nossos 90 minutos. É esta a beleza do futebol.

5 comentários:

  1. Caro "Cacha" permita-me apenas uma pequena correcção. Não existe guerra Norte/Sul. Ela existe apenas na cabeça de Pinto da Costa que devido à influência que tem nos adeptos popularizaram a frase. E sabe porque digo que não existe, é porque no norte existem tantos benfiquistas quanto no sul.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Guerra Norte e Sul...
    Até pareçe que o porto é o norte haja paciência.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o que disserem os anteriores comentadores.
    Se houvesse "guerra" era mais entre Porto e Lisboa.
    "Guerra" existe mas é entre FC Porto e o SL Benfica e os seus presidentes.

    ResponderEliminar
  4. Do meu ponto de vista retratas bem a realidade. Bom post

    ResponderEliminar
  5. Não tem nada que existir nenhuma rivalidade entre o Norte e o sul porque Portugal é até Coimbra...de Leiria para baixo são terras que D. Afonso Henriques conquistou a esse povo; mouros.

    PS: boa foto do Tribunal das Antas de um FC Porto - benfica, que os Dragões venceram por 2-1.

    ResponderEliminar