terça-feira, 10 de maio de 2011

Humildade e Responsabilidade

Tal como grande parte dos nossos leitores, também eu considero que a humildade é um traço de personalidade fundamental no caminho para o sucesso pessoal e profissional de cada um. Só sendo capaz de reconhecer os nossos pontos fracos é que os poderemos melhorar e ficar cada vez mais perto da perfeição.

Jorge Jesus claramente não se enquadra nesta tipologia de pessoas. Mesmo quando a altura é de reconhecer publicamente os seus erros, JJ consegue enaltecer o seu trabalho como mais ninguém o faz. Nem o seu próprio presidente.

Da invenção da defesa à zona no Amora, à desmistificação dos 4 momentos do jogo até à enunciação de vitórias épicas que nunca vieram a acontecer, Jorge Jesus consegue que se fale mais da sua arrogância do que dos seus méritos (que os tem!). Mais do que isso, o seu discurso acaba por colocar os jogadores nos píncaros, conduzindo-os a níveis menores de esforço e dedicação por parte destes.

Num assombro de humildade pouco comum na história do estilo de dirigismo benfiquista mais baseado na “dimensão” e “grandeza” do que propriamente na necessidade de construir boas equipas, Luís Filipe Vieira veio a público assumir os erros que foram visíveis a todos – excesso de descontracção e falta de humildade. Veio tarde mas acaba por ser o reconhecimento do estilo de liderança mais eficaz do FCPorto baseado no trabalho e não naquilo que a imprensa escreve.

Em suma, que ninguém duvide que humildade e responsabilidade são duas palavras que andam de mãos dadas. Havendo humildade, estar-se-á mais alerta para todas as adversidades e tudo será preparado de forma mais conveniente.

Acredito que o Benfica aprendeu a lição e que, como tal, possa ser mais competitivo na próxima época. Será suficiente?

1 comentário:

  1. Boas.

    Eu visito regularmente o seu blog e gosto bastante dos seus textos, que tem bastante qualidade.Como tal, gostaria de saber se está interessado em fazer um texto semanal(sobre um assunto do futebol nacional, internacional como preferir) para o nosso blog.

    Aguardo a sua resposta,

    Maiores Abraços

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    ResponderEliminar