terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma qualidade que poderá não durar

A final da Liga Europa amanhã em Dublin significa o confronto entre duas equipas de enorme qualidade lideradas por dois treinadores jovens, talentosos e ambiciosos. Qualidades estas que devem ser vistas como verdadeiros exemplos do tipo de mentalidade que o nosso país precisa.

A atenção mundial que estas duas equipas irão receber amanhã irá ser um culminar do reconhecimento do seu verdadeiro valor. Muitos jogadores do Fc Porto e do Braga irão estar certamente cada vez mais na mira dos clubes lá fora que já começaram a planear a próxima temporada.

As cotações dos jogadores e treinadores irão subir nos mercados. Vamos ver mãos estrangeiras a acenar com o papel verde, grandes salários completamente impraticáveis no futebol português começarão a ser propostos.

Os treinadores das equipas-maravilha são os primeiros a serem assediados. A saída de Domingos é certa e confirmada. Já Villas-Boas terá pela frente tempos difíceis para a sua consciência. Clubes como Liverpool, Chelsea, Inter, Juventus já o têm referenciado já algum tempo e irão pôr certamente à prova a solidez dos planos de carreira do treinador portista.

Fará claro todo o sentido o jovem treinador permanecer e lutar pela Champions vestido de azul e branco, até como forma de se deixar amadurecer e evitar ascensões precipitadas que podem não acabar bem. Mas os grandes lá fora vão atacar forte e resistir será tudo menos fácil.

Para além dos treinadores, os jogadores-chave também irão ser bombardeados. Jogadores como Hulk, Falcão, Hélton, Lima, Rodríguez, Sílvio, etc não irão passar despercebidos. E assim sucumbem rapidamente as grandes equipas portuguesas que ocasionalmente se vão formando.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário