sábado, 24 de setembro de 2011

Os guarda-redes da Liga


 Não conheço os outros campeonatos de forma tão aprofundada como o português. Contudo, duvido que algum deles apresente a qualidade que o nosso apresenta no que a guarda-redes diz respeito, mesmo nos clubes mais pequenos.
Deixo a seguir uma lista de guarda-redes que são claramente acima da média. A ordem hierárquica, essa, fica a cargo dos leitores:

RUI PATRÍCIO
Com 23 anos, assume a titularidade da baliza do SCP e da Selecção Nacional. Tem uma margem de progressão incrível, não só pelo enorme potencial, mas também pela tenra idade que ainda possui. A actual intranquilidade não belisca minimamente o seu percurso. A melhorar vivamente o jogo de pés.
HELTON
Um dos pilares do actual campeão. Com 33 anos está no auge da sua carreira. Maturidade e serenidades invejáveis. Jogo de pés acima da média para um guarda-redes. Nem sempre lhe é reconhecido o seu valor e importância, talvez fruto da sua pouca espectacularidade. Transmite segurança e prima pela discrição. Seguramente no pódio dos melhores guarda-redes da liga.
ARTUR
Chegou tarde a um grande. Com 30 anos tem uma luta contra o tempo para atingir um patamar mundial. Tem potencial para isso, falta saber se terá tempo. Tem feito defesas impossíveis. Entre os postes, de longe o melhor da liga. A melhorar nas saídas aos cruzamentos, usufruindo melhor dos seus 192 cm de altura. Psicologicamente fortíssimo superando o fantasma Roberto e sentando no banco Eduardo.
DIEGO
O elo mais forte da equipa do Setúbal. Brasileiro de 32 anos. Por vezes esquecemo-nos, mas Ricardo é seu suplente. Independentemente dos últimos resultados do Setúbal, ele representará sempre a segurança e a espectacularidade.
PEÇANHA
Uma cara bem conhecida do futebol português. Com as cores do Marítimo, este Brasileiro, continua a primar pela espectacularidade com uma particular tendência para brilhar contra os grandes.
CÁSSIO
Mais um brasileiro. Com 31 anos, é conhecido pelo espectáculo que dá entre os postes. Estará condenado a clubes da dimensão dos castores, o timing para dar o salto já passou. Reparte com Peçanha o título de persona non grata por parte dos clubes grandes.
QUIM
Berni e Marcos estão no banco de suplentes. Não deverá ser por acaso. Não caiu em graça na Luz, mas foi peça fundamental na conquista de títulos. Carregará para sempre o fardo de parecer pequeno, apesar dos seus 182 cm de altura. Contra si, o facto de ter 35 anos. Aposto que esta será a última época ao mais alto nível, tentado ajudar a equipa arsenalista a fazer uma boa época.
NILSON
Um dos pilares da equipa da cidade berço. Apesar de estar claramente em curva descendente, ainda não existe substituto à altura. Chegou a ser falado para substituir Roberto na Luz. Tal como Quim, não consegue fugir ao desgaste causado pelo tempo: os 36 anos não ajudam. Também ele estará em fim de carreira ao mais alto nível.
PEISER
Este Francês de 32 anos é incrível entre os postes. Para a memória fica um jogo na Luz contra a Naval em que defendeu (quase) tudo, sendo apenas batido por Javi Garcia já na parte final do encontro. Umas das boas contratações dos estudantes numa época em que não será pela baliza que não ganharão pontos.
ADRIANO
Até agora, a maior surpresa na liga. Com apenas 28 anos, este brasileiro relegou Jorge Batista para o banco de suplentes. Proveniente da segunda liga, tem sido pela fundamental no excelente clube que o emblema de Barcelos vem realizando. A minha aposta para guarda-redes revelação da liga. Tem qualidades para clubes de maior dimensão.

1 comentário: