quarta-feira, 23 de maio de 2012

Coerência – até onde?


Sou um confesso admirador de Paulo Bento.
Tem (ou tinha?) uma característica que pouca gente tem: coerência. Todas as suas opções na convocatória foram devidamente justificadas e não se escondeu atrás da desculpa fácil de só falar de jogadores convocados.
Certamente poderíamos trocar Ruben Micael por Manuel Fernandes ou Nélson Oliveira por Vaz Té. Eventualmente Miguel Lopes por Nélson.
Contudo, mesmo não concordando a 100% com eventuais escolhas, somos capazes de as aceitar.
Já não sou capaz de aceitar o seguinte: Hugo Viana.
Terá que haver sempre jogadores suplentes dos convocados, contudo, Hugo Viana não foi convocado tendo em conta que não se enquadrava no estilo de jogo da Seleção, dado que, e passo a citar, “Moutinho, Meireles, Veloso, M.Fernandes e Ruben Micael se enquadram melhor no modelo de jogo da Seleção”.
Ora, se Hugo Viana não se enquadrava no modelo de jogo da Seleção na convocatória inicial, eis que, após a lesão de Carlos Martins, irá surgir um de dois milagres:
  • Hugo Viana passou a possuir qualidades para o modelo de jogo da Seleção;
  • O modelo de jogo da Seleção vai mudar para que Hugo Viana se enquadre no mesmo.
Assim, quero apenas expressar a minha desilusão sobre o facto de, pela primeira vez, ter notado que “coerência”, é por si só, uma palavra que apenas tem sentido no dicionário.
Mesmo que seja dita com tranquilidade!

4 comentários:

  1. Também admiro a coerência do P. Bento.
    No entanto, e concordando que H. Viana tem uma forma de jogar diferente da maior parte dos habituais convocados, penso que pode ser uma alternativa mt útil em várias situações de jogo.

    Ou seja, nao vejo esta chamada como falta de coerencia do PB.
    Primeiro, porque neste momento não temos assim tantos MO convocáveis.
    Segundo, porque para jogar no estilo habitual temos outros jogadores capazes de fazer essa posição (por ex. micael, moutinho ou mesmo meireles)
    Terceiro, porque ganha uma opção para quando for preciso aumentar distâncias entre linhas, visto que o Viana tem uma qualidade de passe longo superior a qualquer outro que lá está. Quando pudermos jogar em contra-ataque penso que o reinaldo vai ficar bastante satisfeito por ter alguem como o Viana a meter-lhe a bola.

    ResponderEliminar
  2. p.s. espero é que o Viana aceite o papel que lhe é destinado e não vá pra lá com a ideia de que por ser de qualidade identica ou superior aos outros, amue caso não seja mt utilizado.

    ResponderEliminar
  3. Luis Miguel Duarte24 maio, 2012 12:10

    Ninguém discorda ou põe em causa a utilidade e qualidade do Hugo Viana, sobretudo perante o que mostrou este ano, mas o problema é exatamente o que o autor do artigo referiu, há semana e meia o rapaz não se enquadrava nas escolhas do seleccionar, no estilo de jogo, e agora já se enquadra??

    Eu sou a favor da convocatória do Viana, este ano mereceu, se calhar até mais que o Martins, mas depois do que disse o PB parece-me muito esquisita esta convocação.

    ResponderEliminar
  4. nesse caso estaríamos a incluir o Viana no grupo dos não convocáveis (como Bosingwa ou R. Carvalho).
    penso que mais injusto ainda do que não estar na convocatória inicial (note-se que para mim é melhor que c.martins e micael) seria o PB convocar outro qualquer apenas pelo facto de ter justificado a sua não inclusão em convocatórias anteriores.
    Além disso, não me ocorre neste momento mais nenhum MO convocável (tirando o Deco que nesta altura penso que até está lesionado)

    ResponderEliminar